Partidos retiram deputados e enfraquecem a CPI do MST
Com a mudança o governo Lula passa a ter maioria na Comissão Parlamentar
A fúria por cargos no governo, levou vários partidos a retirar seus deputados da CPI do MST, na Câmara dos Deputados. Com a manobra, a oposição perdeu a maioria na comissão.

O governo Lula agora acredita que tem maioria na CPI. Na negociação, foi cancelada até a ida do ministro Rui Costa, da Casa Civil, conforme estava programada para esta terça-feira.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O relator Ricardo Sales acredita que o cancelamento da ida de Costa para depor teria sido de autoria do presidente da Câmara Arthur Lira, que é o principal negociador da entrada do Centrão no Governo.
Informa o portal da CNN Brasil que a base governista negociou trocas de integrantes da CPI do MST com partidos do Centro, e agora acredita que tem maioria na Comissão.
As trocas envolvem partidos como União Brasil, MDB, PP e Republicanos. Os dois últimos devem compor o primeiro escalão do governo com uma minirreforma prometida para este mês.
“Com essas alterações, com certeza, temos maioria”, afirmou o deputado e membro suplente da CPI Alencar Santana (PT-SP).
O primeiro vice-presidente da CPI, Kim Kataguiri (União-SP), também reconheceu que o governo terá maioria, e que a estratégia da mesa diretora será seguir com as audiências já aprovadas. O parlamentar afirmou que a sessão desta quarta-feira (9) não apreciou requerimentos para não dar vitórias ao governo.
A sessão durou menos de três minutos.
Fonte: Portal AZ