Lula viaja ao Paraguai nesta segunda para participar da posse de Santiago Peña

Durante sua visita ao Paraguai, o presidente brasileiro buscará retomar as negociações para revisar o tratado de venda de energia da usina hidrelétrica de Itaipu

Por Redação do Portal AZ,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcará na tarde desta segunda-feira (14) para o Paraguai, onde participará da cerimônia de posse de Santiago Peña. O novo chefe paraguaio, de 44 anos, foi eleito com 43% dos votos em 30 de abril. A solenidade de posse está agendada para terça-feira (15), na capital Assunção. Lula retornará ao Brasil ainda no mesmo dia.

Foto: Ricardo StuckertPresidente Lula
Presidente Lula

Durante sua visita ao Paraguai, o presidente brasileiro buscará retomar as negociações para revisar o tratado de venda de energia da usina hidrelétrica de Itaipu, administrada pelos dois países. Atualmente, os brasileiros pagam o dobro do valor cobrado dos paraguaios pela energia produzida na usina. O tratado que estabeleceu essa parceria completou 50 anos em abril de 2023.

Santiago Peña é membro do partido Colorado, uma agremiação de orientação política de direita, e assumirá o cargo por um mandato de 5 anos. No final de julho, ele foi recebido por Lula no Palácio da Alvorada, onde discutiram a atualização do tratado de Itaipu. O político paraguaio também visitou o Brasil em maio deste ano. O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai e o maior destino das exportações provenientes desse país. 

Ainda nesta segunda-feira, Lula terá um encontro privado com o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, que liderou o Paraguai de 2008 a 2012. Lugo representava a Aliança Patriótica para a Mudança, uma coligação de partidos de centro-esquerda.

O ex-presidente partirá de Brasília às 15h30 e tem sua chegada à capital Assunção prevista para as 16h50. Lula retornará ao Brasil no dia seguinte, logo após a cerimônia de posse. Após sua volta, Lula continuará as negociações relacionadas à minirreforma ministerial, ainda sem confirmação sobre quais órgãos cederá ao Partido Progressista (PP) e ao Republicanos.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar