Lula descarta gênero no STF; diz que cargo é de quem atenda a interesses sociais

Petistas mudaram de opinião sobre Flávio Dino. querem Bruno Dantas

Por Redação do Portal AZ,

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o critério para a escolha do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) não será o gênero ou a raça, e sim “alguém que possa atender aos interesses e expectativas da sociedade brasileira”. 
 

Foto: Ricardo StuckertLula na União Europeia

Essa é a palavra chave de Lula para afastar os lobistas que trabalham por uma mulher negra para a vaga de Rosa Weber, que se aposenta agora. 

Lula deve submeter-se a uma cirurgia na sexta-feira e, por isso, tem sido pressionado para definir logo o nome do procurador geral da República, para o lugar de Augusto Aras, que deixa o cargo nessa terça-feira. 


Quanto à vaga no STF já se ouviu que dirigentes petistas fizeram circular que preferem o atualpresidente do TCU Bruno Dantas, numa clara demonstração de alijamento ao nome de Flávio Dino, ministro da Justiça. Dino é tido como favorito, mas nos meios dos advogados ele é muito político. 

A CNN Brasil destacou que os principais expoentes do PT continuam fechados no apoio a Jorge Messias para a vaga que se abrirá no Supremo Tribunal Federal (STF), mas já começam a colocar em prática um plano alternativo caso o nome não emplaque, dizem fontes ouvidas pela CNN.

Ex-governador do Maranhão e atual senador, DIno foi juiz federal, chegou ao CNJ, mas terminou optando pela carreira política. Lula não revela publicamente, mas já teria confidenciado que gostaria de indicar seu ministro da justiça para o STF, abrindo espaço para a militância indicar uma mulher negra para o cargo de ministra da Justiça.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar