A adesão de Bárbara ao PT: Jogo jogado, mas não explicado

O texto abaixo é a posição do Portal AZ nesse inusitado episódio da adesão da 2ª colocada ao 3º nas pesquisas

Por Redação PortalAZ,

A repercussão sobre a adesão da deputada Bárbara Soares à candidatura de seu adversário da véspera, Fabio Novo, dá bem uma medida do tamanho do desafio que se impõe a ela e aos seus novos parceiros políticos.
 

Foto: ReproduçãoBárbara e Fábio Novo

É jogo jogado, mas não bem explicado o brusco movimento que levou às hostes do adversário uma parlamentar que até uma semana antes dizia ser negativa, impossível, a chance de ir para o palanque adversário.

É direito de Bárbara do Firmino ou de quem quer que seja fazer suas escolhas. Na democracia é assim que funciona. Mas também é legítimo que as pessoas não aceitem facilmente que se mude de posição com tanta facilidade, num piscar de olhos. Não se naturaliza o absurdo senão com boas justificativas, com plausibilidade, com pelo menos um argumento que joga por terra as teorias de conspiração que surgem como cogumelos em lixo quando de mudança tão radical.

Por enquanto, a deputada estadual apenas fez o anúncio, que pareceu ocorrer em um ambiente em que o staff político dela e de seus novos aliados não conseguiram controlar. Não pareceu haver planejamento ou preparo com o fito de evitar os danos colaterais. Eles foram muitos. 

Uma onda de críticas – algumas odiosas e carregadas de maledicências – invadiu as redes sociais. O antídoto pensado foi o de acusar os críticos de machismo e misoginia. Nao, nada disso. Não se pode negar, porém,  que em uma sociedade marcada pelo patriarcalismo, tal condição seja uma recorrência em face das mulheres, mas as reações contrárias à adesão de Bárbara Soares à candidatura adversária possivelmente residam mais no fato de terem subestimado os riscos de um anúncio de rompante que somente do machismo e misoginia tão presentes na nossa sociedade.

A missão das equipes de quem aderiu e de quem recebe a adesão será a de embrulhar essa nova situação para vendê-la aos eleitores. Tarefa das mais árduas, que é a de tornar natural aquilo que as pessoas não querem ver como normal e aceitável.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar