Lula institui política de cibersegurança após ameaça de invasão à conta de Janja
O decreto se iniciou a partir uma nova ameaça à Primeira-Dama Janja, que recentemente teve as redes sociais invadida por hackers
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje a assinatura de um decreto que estabelece a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber), visando combater crimes e ações maliciosas no setor, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento de tecnologias para fortalecer a segurança cibernética do país. A decisão foi motivada por uma nova ameaça de invasão à conta da primeira-dama, Janja da Silva, na plataforma X, antigo Twitter.

O texto do decreto, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, também cria o Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber). Este comitê terá a responsabilidade de propor atualizações tanto para a PNCiber quanto para seus instrumentos associados, a Estratégia Nacional (e-Ciber) e o Plano Nacional de Cibersegurança (p-Ciber).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) irá liderar a secretaria executiva do CNCiber, composto por representantes do governo, sociedade civil, instituições científicas e entidades empresariais. O comitê realizará reuniões trimestrais para discutir estratégias e atualizações necessárias.
Segundo o decreto, a PNCiber tem como objetivo principal desenvolver mecanismos de regulação, fiscalização e controle para desencadear melhorias à segurança e à resiliência cibernéticas nacionais. A iniciativa também inclui metas específicas para o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias nacionais destinados à cibersegurança, reforçando o compromisso do governo com a proteção digital do país.
Fonte: Com informações do Correio Braziliense