Data AZ mostra Silvio Mendes liderando com 7% sobre Fabio Novo em Teresina
Mas os dois principais candidatos estão empatados tecnicamente na espontânea
A primeira pesquisa do Instituto Data AZ para as eleições de 2024 mostra o candidato Sílvio Mendes (União Brasil) liderando a disputa pela prefeitura de Teresina, com sete pontos percentuais sobre o petista Fábio Novo na sondagem estimulada. Na pesquisa espontânea, Silvio também lidera, mas na margem de erro está empatado com o candidato do PT.
Na pesquisa estimulada, o candidato do União Brasil aparece com 40% das intenções de voto, enquanto Fabio Novo tem 32,88% - uma diferença de 7,12% entre os dois.

Jeová Alencar, que se lançou candidato pelo Republicanos, aparece com 10% das intenções de voto, ao passo que o prefeito Dr. Pessoa, também filiado ao Republicanos, é citado por 2,75% dos eleitores ouvidos.
O professor Tony Kerley, candidato do Novo, tem 1% das intenções de voto, enquanto 8% dizem não votar em nenhum, branco ou nulo. Os indecisos somam 5,38%.
EMPATE NA ESPONTÂNEA
Se considerada a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, na sondagem espontânea há um empate técnico entre os candidatos que polarizam por agora a disputa: Silvio Mendes tem 26,88% das intenções de voto ante 23,25% de Fabio Novo – uma diferença de 3,63%.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Jeová Alencar é espontaneamente citado por 6,13% dos entrevistados, enquanto Dr. Pessoa aparece com 1,7% e o professor Tony Kerley tem 0,75.
A sondagem espontânea mostra que um em três eleitores de Teresina (34,25%) estão indecisos sobre em quem votar para prefeito e 6% se dispõem não votar em nenhum, branco ou nulo.
SILVIO VENCE EM CONFRONTO DIRETO
Embora não tenha sido feita uma simulação de segundo turno, a pesquisa mostra que se fossem apenas Silvio Mendes e Fabio Novo na disputa, sem outros concorrentes, o ex-prefeito venceria a eleição com 11,3% de vantagem
No embate direto entre eles, Silvio Mendes teria 49,63% das intenções de voto contra 38,50% e Fabio Novo.

Neste cenário, nulos, brancos e nenhum dos candidatos somariam 7,13% e indecisos, 4,75%
REJEIÇÃO
Com número abaixo de 3% nas intenções de voto, o prefeito Dr. Pessoa, que embala o sonho de ser reeleito, lida com outro problema: ele é o mais rejeitado entre os que postulam a cadeira de prefeito de Teresina.

Entre os candidatos, o atual mandatário da cidade é rejeitado por dois em três eleitores: 67,75% dos consultados pelo Instituto Data AZ disseram que não votariam de jeito nenhum no atual prefeito de Teresina.
A rejeição de Fabio Novo é de 8,88% e de Silvo Mendes de 5,75%,
Tony Kerley tem rejeição de 3,25% enquanto Jeová Alencar 2,88%, sendo o menos rejeitado, mas tecnicamente empatado neste quesito com Silvio e Tony.
ELEITOR “EMPATA” SOBRE QUEM GANHA
Outro empate técnico da pesquisa Data AZ está em quem o eleitor considera que vencerá a eleição, independente de sua intenção de voto: 36,13% acham que o vencedor será Silvio Mendes, ante 36% que veem mais chances de vitória no petista Fábio Novo.

Neste caso, 22% não sabem nem opinam.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Pesquisa registrada no TSE sob número PI-00533/2024
Data da realização - 14 a 16 de março de 2024.
Universo da amostra - Município de Teresina.
Tamanho da amostra – 800 entrevistas individuais e domiciliares nas zonas urbana (752) e rural (48) de Teresina.
Margem de erro - 3,5% (para mais ou menos), com nível de confiança de 95%, nível de significância de 5%.
Responsabilidade técnica - Instituto de Pesquisa DataAZ.
Contratante – O instituto realizador.
Fonte: Portal AZ