Lula adia viagem ao Chile devido à crise climática no Rio Grande do Sul
A decisão foi tomada devido à necessidade de acompanhar de perto a situação no RS e coordenar as atividades de atendimento à população atingida
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou uma viagem programada ao Chile, em decorrência da crise enfrentada pelo Rio Grande do Sul. O estado tem passado por uma das maiores tragédias climáticas de sua história, com chuvas intensas e enchentes desde o final de abril.

A visita, agendada para os dias 17 e 18 de maio à capital chilena, SantiagoC foi adiada e sem previsão de novas datas. O Ministério das Relações Exteriores explicou que a decisão de adiar a viagem foi tomada devido à necessidade de acompanhar de perto a situação no Rio Grande do Sul e coordenar as atividades de atendimento à população atingida, bem como as tarefas de reconstrução.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Neste último final de semana, as chuvas fortes voltaram a atingir o Rio Grande do Sul, e as autoridades locais alertam os moradores a buscarem áreas seguras. Dos 497 municípios do estado, 447 foram afetados pela crise.
Segundo o mais recente relatório da Defesa Civil estadual, divulgado nesta segunda-feira (13), foram registradas 147 mortes até o momento. Além disso, 127 pessoas estão desaparecidas, e mais de meio milhão de habitantes (538.241) foram desalojados. No total, 80.826 pessoas estão em abrigos temporários espalhados por todo o estado.
Fonte: Com informações da Agência Brasil