Prefeitura de Teresina passa a cobrar taxa para eventos em parques públicos
A cobrança, que é regulamentada desde 2022, passada a ser executada partir de junho
A Prefeitura de Teresina anunciou a cobrança de uma taxa de R$ 19 para a realização de eventos que reúnam mais de 10 pessoas nos parques públicos da capital. Embora regulamentada desde março de 2022, a cobrança passará a ser executada com maior rigor a partir de junho deste ano.
![Parque da Cidadania](/media/image_bank/2024/6/thumbs/parque-da-cidadania.jpeg.700x0_q95_crop.jpg)
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) informou que a taxa será aplicada nos seguintes parques: Parque da Cidadania, Parque da Cidade, Parque das Crianças, Parque Encontro dos Rios e Parque Matias Matos. O valor arrecadado será destinado à implementação de melhorias nesses espaços.
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De acordo com a Semam, os organizadores de eventos devem garantir diversas infraestruturas e serviços adicionais. Entre as responsabilidades estão: aumentar o número de seguranças e vigilantes; providenciar atendimento médico de emergência; implementar sistemas de comunicação; manter a limpeza e higiene dos banheiros; fornecer faxineiros, insumos e materiais de limpeza; disponibilizar lixeiras e locar caçambas para retirada de lixo, tudo dimensionado conforme o porte do evento.
Kirla Pontes, coordenadora-geral de parques da Semam, explicou que a taxa sempre existiu, mas não era aplicada consistentemente pelas gestões anteriores. "Nossa intenção é que os parques não percam seu objetivo de serem lugares de lazer, nos quais a população pode passear, jogar bola, andar de bicicleta e espairecer”, afirmou.
Recentemente, um evento com quase 500 pessoas foi realizado no o Parque da Cidadania, e segundo a coordenadora, isso gerou muitas reclamações dos frequentadores devido ao fluxo intenso.
Fonte: Portal AZ