Sobre Bolsonaro, Lula afirma que só não se reelege quem é “incompetente”

Sobre sua possível candidatura pra 2026, o presidente afirmou que se candidatará novamente caso seja o único capaz de derrotar a extrema direita

Por Rayfran Junior,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (27) que não se importa com a possibilidade de Jair Bolsonaro (PL) reverter sua inelegibilidade e afirmou que “quem está na presidência, só perde se for incompetente”, confiante que venceria novamente o ex-presidente em uma disputa eleitoral. 

Foto: Ricardo Stuckert/PRPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista no Palácio do Planalto
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista no Palácio do Planalto

"Eu não me preocupo se ele [Bolsonaro] vai ser candidato ou não, eu não veto candidato adversário. Se eu derrotei ele quando eu era oposição e ele, situação, imagina agora que eu sou situação e ele, oposição”, disse Lula em entrevista à rádio Itatiaia, em Minas Gerais.

Questionado se tinha medo da chance de Bolsonaro disputar a presidência em 2026, Lula pontuou que venceu sendo oposição em 2022. "Eu não veto candidato adversário. Se ele conquistar, que seja. Se eu derrotei ele quando eu era oposição e ele situação, imagina agora. Vou mostrar para ele que quem está na Presidência só perde a eleição se for incompetente”, completou. 

Bolsonaro enfrenta duas condenações de oito anos de inelegibilidade impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado. Mesmo que ele consiga derrubar uma das sentenças no Supremo Tribunal Federal (STF), a outra ainda permanecerá válida.

Apesar das afirmações, o presidente não confirmou se será candidato nas próximas eleições e disse ser “cedo” para bater o martelo. "Nós temos muita gente para ser candidata, não precisa ser eu. A única hipótese em que eu disse que posso ser candidato é que se todos os indicadores mostrarem que eu sou a única pessoa para derrotar o fascismo e a extrema-direita, eu não terei problema de ser candidato," afirmou.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar