Brasil reafirma compromisso com o combate ao racismo no G20
Ministros destacam a importância de enfrentar desigualdades raciais durante reunião no Rio de Janeiro
O Brasil reafirmou seu compromisso com o combate ao racismo e às desigualdades raciais durante a reunião do G20, realizada nesta terça-feira (23) no Rio de Janeiro. Em discurso na segunda sessão sobre "Combate às Desigualdades e Cooperação Trilateral", o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou a importância da promoção da igualdade étnico-racial como um passo essencial para a construção de um mundo mais justo e sustentável.

"No momento em que, lamentavelmente, presenciamos manifestações de racismo e discriminação, inclusive no esporte, o Brasil segue comprometido em promover a igualdade étnico-racial, que é não apenas um objetivo nobre, mas um imperativo para construir um mundo mais justo, inclusive sustentável," afirmou Vieira.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que também participou do painel, enfatizou que a luta contra o racismo e as desigualdades deve ser uma responsabilidade global: "Resolver um problema sistêmico, estrutural e histórico não é tarefa apenas para um único ministério ou sequer um único país."
Os discursos dos ministros destacaram o compromisso do Brasil com a igualdade racial, que também foi uma prioridade mencionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia Geral da ONU em 2023. Na ocasião, Lula anunciou a criação voluntária do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 18, que visa alcançar a igualdade étnico-racial na sociedade brasileira. Este objetivo se junta aos 17 ODS pactuados pelos Estados-Membros da ONU e deve ser cumprido até 2030.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Agência Brasil