ANJ critica bloqueio do X e alerta para impacto no jornalismo do Brasil
Associação aponta que suspensão da rede social prejudica acesso a informações essenciais ao jornalismo
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) manifestou preocupação nesta quarta-feira (11) sobre o impacto do bloqueio do X (antigo Twitter) no trabalho do jornalismo no Brasil. A entidade destacou que a medida, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afeta o cumprimento da missão dos veículos de imprensa, que enfrentam dificuldades ao perder acesso a diferentes pontos de vista e informações compartilhadas na plataforma.

Desde 30 de agosto, a rede social está bloqueada após o dono da empresa, Elon Musk, se recusar a nomear um representante legal no país, o que resultou na suspensão de seus serviços e na imposição de uma multa de R$ 50 mil para quem acessa o X por meio de VPN.
Em nota, a ANJ reforçou a importância das redes sociais como fontes de informação para o trabalho jornalístico, especialmente para monitorar declarações e verificar dados de forma precisa. A entidade pede a revisão da decisão e defende que o bloqueio prejudica o dever da imprensa de manter a população informada com base em diferentes relatos e visões presentes nas redes.
A suspensão do X se mantém até que a plataforma designe um representante e pague multas que já ultrapassam R$ 18 milhões. A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, manter a medida no início de setembro, prolongando a situação que afeta veículos de comunicação e jornalistas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Correio Braziliense