Rafael Fonteles recebe Prêmio Darcy Ribeiro por avanços na educação do Piauí
Governador foi reconhecido por iniciativas como ensino integral e inovação tecnológica
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi homenageado com o Prêmio Darcy Ribeiro, concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a personalidades que se destacam pela promoção da educação no Brasil. A cerimônia de entrega aconteceu na quarta-feira (13), em Brasília. Devido à agenda oficial em Portugal, Fonteles foi representado por seu pai, o ex-deputado federal Nazareno Fonteles, que discursou em nome do governador.

Durante o evento, Nazareno destacou as transformações na educação do Piauí, impulsionadas por iniciativas como a ampliação do ensino integral, a implantação de escolas técnicas e a inclusão de disciplinas inovadoras, como inteligência artificialO que está acontecendo no Piauí é uma verdadeira revolução, com jovens da rede pública tendo educação de qualidade e incentivo para que eles possam desenvolver habilidades”, afirmou, ressaltando a rapidez e o impacto das mudanças.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

A indicação de Rafael Fonteles foi feita pela senadora Jussara Lima (PSD), em reconhecimento à sua trajetória acadêmica e aos impactos positivos de sua gestão na educação piauiense. Fonteles, que começou a lecionar aos 14 anos e tem experiência como empreendedor educacional, afirmou, pelas redes sociais, que a homenagem reflete o compromisso de sua administração com a educação pública. "Fico muito feliz e lisonjeado com essa homenagem, que demonstra o nosso compromisso com a educação pública de qualidade. Sou professor por vocação desde os 14 anos, empreendi na área educacional e, agora, como governador do Estado, coloquei a educação como prioridade absoluta da nossa gestão”, disse o governador.
Além de Rafael Fonteles, foram homenageadas a escritora e educadora Luciana Brites, referência em estudos sobre distúrbios do desenvolvimento, e a professora Heley de Abreu, falecida em 2023 após heroicamente salvar crianças durante um atentado em uma creche em Janaúba (MG).
Fonte: Redação CCom/Alepi