Deputado questiona gasto de R$ 10 milhões e mudança de comando da PM em Oeiras

B. Sá cobra explicações sobre contratação de fiscal externo e critica transferência de comandante

Por Redação do PortalAZ,

Durante a sessão plenária dessa terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o deputado estadual B. Sá manifestou preocupação com a contratação de um Verificador Independente para fiscalizar os serviços prestados pela concessionária Águas do Piauí. Segundo o parlamentar, a contratação ocorre por meio de um chamamento público realizado pela Secretaria de Administração do Estado (Sead), com valor estimado em até R$ 10 milhões.

Foto: Reprodução/AlepiB. Sá
B. Sá

B. Sá apresentou e teve aprovado um requerimento solicitando explicações ao Governo do Estado e à Sead sobre os motivos da contratação, já que a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi) é, por lei, a responsável pela fiscalização dos serviços prestados por concessionárias no estado.

“Na semana passada, aprovamos o nome da nova presidente da Agrespi, Thaís Araripe, justamente para exercer essa função reguladora. Não entendo a razão de se contratar outra entidade para fiscalizar o que já é responsabilidade da agência. É preciso transparência”, declarou o deputado.

Segurança pública em Oeiras

Ainda durante sua fala, B. Sá também repercutiu a insatisfação popular com a transferência do tenente-coronel Félix, até então comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Oeiras, para o município de Uruçuí. Segundo o parlamentar, a população local vinha reconhecendo melhorias na segurança pública sob o comando do oficial e foi pega de surpresa com a mudança.

“O clima de segurança estava sendo restabelecido em Oeiras e, de forma repentina, o comandante foi transferido. A população está revoltada e quer compreender os motivos dessa decisão”, pontuou.

Em resposta, o vice-líder do Governo, deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), afirmou que a transferência já estava prevista pela estrutura da Polícia Militar, e que o tenente-coronel foi deslocado com o objetivo de replicar a mesma estratégia de segurança que vinha aplicando com êxito em Oeiras na nova cidade. Evaldo Gomes também garantiu que um novo comandante com perfil semelhante será designado para o comando do batalhão em Oeiras.

Os deputados Gil Carlos (PT) e Francisco Limma (PT) também se pronunciaram, reconhecendo o trabalho positivo realizado por Félix à frente do 14º BPM e destacando a mobilização de vereadores e moradores de Oeiras em defesa da permanência do oficial no município.

Fonte: Alepi

Comente

Pequisar