Piauí registra nona morte e três crianças com menos de cinco anos testam positivo para Covid-19
Segundo a Sesapi, subiu para 123 o número de casos confirmados
(Atualizada às 20h22)
A Secretaria de Saúde informou na noite desta sexta-feira (17) que um idoso de 72 anos, natural de Bom Princípio, é a nona morte provocada por coronavírus no Piauí. A vítima faleceu no Hospital Dirceu Arcoverde, no município de Parnaíba e tinha histórico de hipertensão.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Boletim divulgado pela Sesapi na noite desta sexta-feira (Foto: divulgação)
Ainda segundo o boletim divulgado, três crianças de 1, 2 e 5 anos testaram positivo para Covid-19. Duas delas são de Luís Correia e uma de Parnaíba. Em 24 horas foram confirmados mais 21 casos da doença em São Raimundo Nonato, São José do Piauí, Esperantina, Francinópolis, Luís Correia, Bom Princípio e o restante em Teresina.
Com isso, 18 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados de coronavírus. Dos casos positivos, 10 são mulheres e 11 homens, com idades que variam de 1 ano a 98 anos. De acordo com a secretaria, subiu para 123 o número de casos confirmados de coronavírus no estado.
Conforme o boletim da Sesapi, 2136 casos já foram descartados, 95 pessoas estão internadas com sintomas suspeitos da doença, 61 estão em leitos clínicos, 33 estão na UTI, 63 pessoas já tiveram alta médica. Na quinta-feira (16) o órgão havia registrado 102 casos confirmados de Covid-19 no Piauí.
Municípios com coronavírus
Atualização dos novos casos confirmados de coronavírus no Piauí: Altos (1), Bom Princípio do Piauí (1), Bonfim do Piauí (1), Campo Maior (2), Caracol (1), Demerval Lobão (1). Esperantina (1), Francinópolis (1), Inhuma (1), Luís Correia (2), Parnaíba (6), Picos (1), Pimenteiras (1), Piracuruca (4), São José do Piauí (1), São José do Divino (3), São Raimundo Nonato (1) e Teresina (94).
Óbitos por coronavírus no Piauí
- 13 de abril: um idoso de 63 anos, natural de Piracuruca. A vítima estava internada no Hospital Getúlio Vargas em Teresina.
- 09 de abril: uma jovem de 22 anos de Teresina.
- 08 de abril: um homem de 56 anos de Teresina.
- 07 de abril: o empresário Nogueira Neto, de 62 anos, presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Piauí (Creci-PI).
- 30 de março: o diretor da empresa Delta Laticínios, Oderman Bittencourt, de 45 anos. O paciente apresentava histórico de viagem ao Ceará e tinha comorbidades como obesidade e hipertensão.
- 27 de março: o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT). Ele tinha 57 anos.
- 26 de março: um casal de idosos de Teresina de 88 anos e de 73 anos, que estavam internados em um hospital privado da capital. Os dois tinham hipertensão arterial e diabetes mellitus, um deles também tinha pneumopatia crônica.
Pico da pandemia
Nesta sexta-feira (17) o médico infectologista José Noronha, integrante do Comitê Científico do Consórcio do Nordeste e diretor do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portella, afirmou que o Piauí ainda não atingiu o pico da pandemia de coronavírus.
Piauí ainda não atingiu o pico da pandemia de coronavírus, diz infectologista (Foto: reprodução)
"É importante lembrar para a população que nós ainda não chegamos na incidência do pico de casos esperados e nesse momento, mais que em todos os outros, a melhor maneira de combater a infecção é respeitando as medidas de isolamento social e, acima de tudo, tendo a etiqueta respiratória e higienizando as mãos", explicou.
Idosa de 91 anos recebe alta depois de ser curada de coronavírus
A idosa Francisca Rodrigues de Sousa, de 91 anos, recebeu alta médica no final da tarde sexta-feira (17) do Hospital Dr. Miguel Couto, no bairro Monte Castelo, na zona sul de Teresina. A paciente estava internada há 16 dias na unidade hospitalar e agora está curada da Covid-19.
Idosa de 91 anos recebe alta depois de ser curada de coronavírus em Teresina (Foto: divulgação)
Nas redes sociais, o prefeito Firmino Filho comemorou o diagnóstico da paciente e afirmou que foi um grande presente nesse aniversário “torto” de Teresina. “Dona Francisca recebeu alta e se Deus quiser terá muita coisa boa para viver com as pessoas que ama” publicou o prefeito.
Covid-19: Brasil bate novo recorde de mortes e casos em um dia
O Brasil bateu novo recorde de mortes em um dia, com 217, e chegou a 2.141 óbitos em razão de infecção pelo novo coronavírus (covid-19). Já os casos confirmados nas últimas 24 horas também foram recorde, com 3.257, contabilizando o total de 33.682.
São Paulo concentra o maior número de mortes (928), quase três vezes o número do segundo lugar, o Rio de Janeiro (341). Os estados são seguidos por Pernambuco (186), Ceará (149) e Amazonas (145).
*Fonte: Agência Brasil
Matérias relacionadas:
Idosa de 91 anos recebe alta depois de ser curada de coronavírus em Teresina; assista!
Piauí ainda não atingiu o pico da pandemia de coronavírus, diz infectologista; assista!
Demerval Lobão e Inhuma registram novos casos e Piauí tem 102 pessoas infectadas com coronavírus