Teresina ultrapassa 2 mil casos de pessoas infectadas por Covid-19

Mais de 80% dos óbitos são de pessoas com comorbidade

Por Fernanda Gil Lustosa com informações da PMT,

O boletim epidemiológico divulgado pela Fundação Municipal de Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nesta sexta-feira (29) apontou que Teresina registrou um aumento de 85 novos casos e seis óbitos por Covid-19, totalizando 75 óbitos e 2.067 pessoas infectadas pelo novo Coronavírus.

Teresina ultrapassa 2 mil casos de pessoas infectadas por Covid-19 (Foto:Governo do Estado)

As mortes registradas no último boletim foram de três homens, um, de 72 anos, com hipertensão, diabetes melitus, doença arterial coronariana e adenocarcinoma, que morava na zona Sul e estava internado em hospital da rede privada: outro, de 71 anos, com insuficiência renal, também residente na zona Sul e que estava internado no Hospital Getúlio Vargas; e outro, de 39, com obesidade, que residia na zona Sudeste e estava internado no Hospital Universitário.

 Os outros três óbitos ocorreram na quarta-feira, mas as causas de Covid-19 só foram confirmadas no boletim epidemiológico desta quinta. Trata-se de moradores da zona Sul de Teresina.

Um homem de 88 anos, com hipertensão e doença pulmonar, que estava internado no Hospital da Primavera; um homem de 55 anos, com hipertensão arterial e diabetes melitus, internado em hospital da rede privada; e uma mulher de 40 anos, com hipertensão arterial, diabetes melitus e obesidade, que estava internada em hospital particular.

Mais de 80% dos óbitos são de pessoas com comorbidade

Levantamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS) mostrou que 57 pessoas que vieram a óbito por Covid-19 em Teresina – 86,36% do total – apresentavam algum fator de risco que levaram ao agravamento da infecção. As mais predominantes são as doenças cardiovasculares crônicas, que inclui a hipertensão, presentes em 72% dos casos.

Outras doenças com grande predominância entre os casos de morte por infecção pelo novo Coronavírus foram diabetes, presente em 42,42% das ocorrências; doenças renais, 9,09%; problemas de imunidade, 9,09%; obesidade, 7,58%; e doença pulmonar crônica com 4,55%. “Lembramos da possibilidade que alguns pacientes tenham apresentado mais de uma comorbidade ao mesmo tempo”, ressalta o infectologista Kelsen Eulálio.

Matéria relacionada:

Piauí registra mais oito óbitos por coronavírus e casos confirmados sobem para 4503
 

Comente

Pequisar