Governador e prefeito alinham ações para decreto único de lockdown no Piauí

O esforço antecede a retomada de parte das atividades econômicas

Por Fernanda Gil Lustosa com informações do Governo do Estado,

O governo do Estado do Piauí e a Prefeitura de Teresina estão alinhando ações para a elaboração de um decreto único, indicando o que deverá funcionar, de modo que seja divulgado com antecedência para que os setores impactados se programem.

Segundo que ficou acordado entre o governador Wellington Dias e o Comitê Ampliado de Operações Emergenciais contra a Covid-19, as medidas restritivas para suspensão de atividades consideradas essenciais começam a valer na quinta-feira (2) e vão até domingo (5). 

Governador e Prefeito alinham ações para decreto único de lockdown (Foto:Pi.Gov.Br)

“Se temos pessoas com coronavírus em fase de transmissibilidade, em um período de transmissão de seis ou sete dias, conseguiremos cortar quatro deles. Reduzimos a quantidade de pessoas com coronavírus, com chance de reduzir a ocupação de leitos, buscando condições de ter mais gente saindo de alta hospitalar do que entrando”, avaliou Dias.

O esforço antecede a retomada de parte das atividades econômicas na capital piauiense, prevista para o dia 6 de julho. Inicialmente, deve ser liberado para funcionar o setor da construção civil. 

“É importante ressaltar que essa retomada terá condicionantes. O primeiro é o cumprimento do decreto de testagem por parte das empresas, cuja nova formulação foi publicada em 25 de junho. A segunda condição é que todas as empresas elaborem planos de segurança e de comunicação das medidas de proteção direcionada para os seus trabalhadores e clientes. A terceira exigência é o atendimento dos protocolos gerais da cidade e específicos de cada setor que irá reabrir”, explicou o prefeito Firmino Filho.

A decisão foi baseada nos números atingidos no último final de semana para ressaltar a importância da medida. No sábado (27), o índice de isolamento no Piauí foi de 44,8%, quase seis pontos percentuais a mais do que registrado no sábado anterior, dia 20. Já no domingo (28), o índice subiu para 50,5%, contra 48,6% do domingo dia 21. Teresina também melhorou o índice, ficando em segundo lugar no Brasil, entre as capitais, com 50,2% no sábado e em terceiro, com 56,20% no domingo.

A reunião foi acompanhada por representantes do setor produtivo e trabalhadores. “Achamos a proposta viável. Não adianta abrirmos o comércio aleatoriamente e depois ter que recuar, como fez Brasília”, avaliou Marcelino Moura, secretário do Sindicato dos Comerciários de Teresina.

Matérias relacionadas:

Firmino Filho anuncia planejamento para reabertura de setores nos dias 6 e 13 de julho    

Piauí chega a 20 mil casos confirmados de coronavírus em 204 municípios, diz Secretaria de Saúde    

Comente

Pequisar