Deputada Lucy Soares diz que foi impedida de fiscalizar hospital do Verdão e Sesapi se manifesta
Parlamentar gravou um vídeo afirmando que a unidade de saúde 'não deu certo'
A deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) afirmou na manhã desta sexta-feira (31) que foi impedida de fiscalizar o Hospital de Campanha do Verdão, da Secretaria de Saúde do Piauí.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Lucy Soares denuncia que foi impedida de entrar no Hospital de Campanha do Verdão (Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)
“Hoje pela primeira vez como deputada estadual, eleita pelo povo piauiense, fui barrada de fiscalizar um órgão público, barrada de fiscalizar o Hospital de Campanha do Verdão, estou indignada pela situação”, disse a deputada.
A deputada afirma que Hospital de Campanha do Verdão teve um alto investimento do Governo do Estado, mas não apresenta o desempenho esperado. “Aqui estão sendo investidos muitos recursos financeiros e humanos, como não está tendo desempenho eficiente é fundamental que esses recursos possam ser aplicados em outro local que está tendo necessidade, como é o caso do Hospital da Polícia Militar, do HGV e do Natan Portela”, explica.
Lucy ainda defende o fechamento da unidade e afirma que o hospital “não deu certo”.
Assista ao vídeo:
Em resposta, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou ao Portal AZ que a deputada Lucy Soares foi recebida e teve acesso à área administrativa do Hospital, mas que havia um expediente interno pré-agendado.
Hospital de Campanha do Verdão (Foto: divulgação)
O órgão esclareceu ainda que o “HCE cumpre todas as normas de segurança e preocupa-se com a saúde de todos os profissionais envolvidos, por isso a entrada no pavilhão deve ser acompanhada por um profissional da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que nessa sexta-feira tinha um evento pré-agendado”, diz.
Leia a nota da Sesapi
A deputada Lucy Soares foi recebida e teve acesso à área administrativa do Hospital de Campanha Estadual (HCE), onde foi informada que não seria possível a sua entrada no pavilhão onde se encontram os pacientes, pois, excepcionalmente nesta sexta-feira, o HCE encontra-se em expediente interno.
Os membros da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) têm total acesso às dependências do hospital, como já foi possível, inclusive, noutras ocasiões.
Além disso, a deputada Lucy Soares e todos os membros tiveram acesso, quando solicitado, a todos os documentos referentes ao funcionamento do hospital.
Os dados estão disponíveis, inclusive, no portal da transparência do HCE, de fácil acesso a qualquer cidadão.
Referente à visita, também nesta sexta (31), havia no hospital um evento pré-agendado: a posse da Comissão de Ética de Enfermagem do HCE junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Piauí - Coren/PI, na qual a deputada foi convidada a participar.
O HCE cumpre todas as normas de segurança e preocupa-se com a saúde de todos os profissionais envolvidos, por isso a entrada no pavilhão deve ser acompanhada por um profissional da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que nesta sexta-feira estavam voltados para o evento.
O Hospital de Campanha Estadual (HCE) já devolveu para suas famílias 314 pacientes, vítimas da Covid-19 e possui a taxa de 98% de sucesso. Conta atualmente com 55 leitos disponíveis, dos 103 construídos. Os demais são disponibilizados de acordo com a demanda de pacientes.
O HCE reitera o seu compromisso no combate à Covid-19 e tem envidado todos os esforços para que o seu papel se cumpra na sociedade piauiense: salvar vidas.
Sobre o Hospital
O Hospital do Verdão foi projetado para abrigar 103 leitos, mas segundo a deputada estadual Lucy Soares, após vários meses de pandemia só tem metade disso e 20 pacientes com Covid-19. O Governo do Piauí investiu mais de R$ 5 milhões para montar a estrutura provisória.