Governador Wellington Dias anuncia aquisição de vacinas contra a covid-19 para o Piauí
As vacinas mais avançadas serão testadas por cientistas do Nordeste
O governador Wellington Dias anunciou nesta terça-feira (15) que o Piauí, junto ao Consórcio Nordeste, vai participar do processo de aquisição de vacinas contra a covid-19.
De acordo com o governador, haverá ainda um período de testes do Comitê Científico para analisar as vacinas de diversos países. Depois da aprovação, é que o estado iniciará a produção das substâncias.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Governador Wellington Dias anuncia aquisição de vacinas contra a covid-19 (Foto: divulgação/Governo do Piauí)
"O estado do Piauí aderiu ao protocolo tanto do Governo Nacional, através da Anvisa e Ministério da Saúde e também em relação ao Consórcio Nordeste, que tem um patamar avançado, e nós acertamos fazer uma experiência, baseada na Bahia, com a presença de cientistas dos nove estados, onde o objetivo é testar as vacinas mais avançadas, como a americana, a pfizer, a inglesa, a oxford, a chinesa e a russa, a sputinik ", disse ele.
O Piauí vai adquirir, segundo Dias, 50 milhões de ampolas da próxima vacina russa, mas com o objetivo de após protocolo da Anvisa, produzir e distribuir as vacinas no Nordeste.
"Agora celebramos um novo protocolo em que o Piauí adquiriu 50 milhões de ampolas da próxima vacina da Rússia, onde o objetivo é após aprovação por todo o regramento de ética do Brasil, nós termos condições de produção no Nordeste e distribuição, garantindo assim maior agilidade", concluiu.
Casos recentes de covid-19 no Piauí
O número de mortes pelo novo coronavírus voltou a subir no Piauí nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta segunda-feira (14). Foram 15 vítimas, sendo duas mulheres e treze homens. No domingo (13), foram seis óbitos.
A Sesapi contabilizou mais 675 casos de pacientes infectados. As vítimas que não resistiram às complicações da covid-19 eram de Picos (77 anos) e Teresina (85 anos). Já os homens eram das cidades de Barras (67 anos), Batalha (59 anos), Bocaina (76 anos), Cabeceiras do Piauí (80 anos), Campo Maior (74 anos), Monsenhor Gil (71 anos), Parnaíba (81 anos), Picos (52 anos), Piripiri (62 anos) e Teresina (58, 66, 80 e 92 anos).
Conforme os dados, todas as cidades piauienses já foram atingidas pela covid-19. Os casos confirmados no estado somam 87.213 casos. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 1.988 e foram registrados em 169 municípios. Até agora, morreram 1.144 homens e 844 mulheres.
Matéria relacionada:
Número de mortes pelo novo coronavírus volta a subir no Piauí nas últimas 24 horas, diz Sesapi