Pesquisadores da Uespi identificam em planta moléculas com capacidade de inibir a covid-19

Composto foi encontrado na planta Jaborandi por grupo de Química

Por Vitória Pilar com informações da Ascom,

Pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí identificaram compostos na planta Jaborandi com possível capacidade de inibir o agente causador da covid-19. O estudo In Slico foi publicado, nessa terça-feira (12), na revista Molecular Simulation, do Reino Unido. 

Pesquisadores da UESPI identificam moléculas com capacidade de inibir a Covid-19 na planta Jaborandi (Foto: divulgação)

O Grupo de Química Quântica Computacional e Planejamento de Fármacos da UESPI está sob coordenação do professor Dr. Francisco das Chagas Alves Lima, segundo ele, mais seis moléculas também foram testadas.

“O Jaborandi é uma planta muito conhecida e utilizada, por exemplo, para Glaucoma. Percebemos que algumas moléculas do Jaborandi têm grupos funcionais parecidos com moléculas da fruta do Buriti. Foi após isso que resolvemos fazer o estudo in slico para saber se essas moléculas tinham potencial para inibir a Covid-19. Felizmente obtivemos excelentes resultados, mas que precisam prosseguir para os testes In Vitro (laboratoriais) e In Vivo (cobaias)”, explica o professor de Química.

Dr. Francisco das Chagas Alves Lima, Coordenador do Grupo de Química Computacional e Planejamento de Fármacos (Foto: divulgação)

Mulheres na ciência

Rayla Magalhães, aluna de Iniciação Científica, também esteve presente na pesquisa. Ela foi a responsável por identificar predições de absorção e distribuição. Ela reforça à importância do trabalho à nível piauiense e o destaque às mulheres dentro da ciência. 

“Essa é uma fase considerada de extrema importância na triagem de novas drogas para reduzir o tempo de síntese e testes em animais no prosseguimento dos estudos. Enquanto mulher, acredito que minha participação reforça que nós podemos estar em todos os âmbitos da sociedade, inclusive na Ciência”, disse a estudante.

Rayla Magalhães, aluna de Iniciação Científica (Foto: divulgação)

Buriti

Essa não é a primeira vez que o Grupo de Química Quântica Computacional da UESPI produz estudos sobre o novo Coronavírus. Em junho de 2020, o professor Francisco Lima relatou ter encontrado substâncias extraídas no óleo da fruta de Buriti com capacidade de inibir a Covid-19. Após a divulgação desta pesquisa em publicações científicas, o docente afirma que seus estudos estão sendo utilizados em laboratórios por pesquisadores da Índia e do Reino Unido.

Comente

Pequisar