Sobe para 15 o número de casos suspeitos de Varíola do Macaco

A região norte do estado é a mais atingida

Por Emanuel Pereira,

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou, nesta segunda-feira (08), que o estado já possui 15 casos suspeitos de varíola dos macacos.

Sobe para 15 os números de casos suspeitos de Varíola do Macaco (Foto: OMS/ Centro de Controle de Doenças da Nigéria)

De acordo com a coordenadora epidemiológica da Sesapi, Amélia Costa, o Piauí já registrou 20 notificações de possíveis casos da monkeypox.

“O Piauí possui 20 casos notificados, de modo que 15 estão sob investigação, quatro foram descartados e um foi confirmado”, relatou.

A coordenadora alerta que os municípios situados na região norte do Piauí são os que mais apresentaram casos suspeitos da doença.

“Nós observamos que há 3 casos em Parnaíba, 5 em Teresina, além de cidades como Esperantina, Barras, União e Batalha”, afirmou.

Amélia Costa também destacou o trabalho das vigilâncias municipais para proporcionar um diagnóstico correto da monkeypox.

Até o momento, o Piauí possui um caso confirmado da varíola dos macacos, que corresponde a um homem de 46 anos, do município de Batalha.

Primeiro caso confirmado

A Secretaria de Saúde do Piauí confirmou, na última quinta-feira (04), o primeiro caso de varíola do macaco no Piauí. O homem de 46 anos teve contatos com pessoas que estiveram fora do Brasil e já está recuperado da doença, após ficar 21 dias em isolamento.

Sintomas e transmissão

A principal característica da monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele, além de febre, linfonodos inchados, dores musculares, dores nas costas e fraqueza. A transmição ocorre por meio de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio do esperma, do sangue e também de utensílios contaminados.

Matérias Relacionadas

Sesapi investiga mais dois casos suspeitos de Varíola do Macaco 

Sesapi confirma primeiro caso de varíola do macaco

Comente

Pequisar