Sesapi confirma o segundo caso da Varíola dos Macacos no Piauí
Um homem de São Paulo também foi infectado enquanto passava férias em Teresina
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou, nesta quarta-feira (17), mais dois casos da Varíola dos Macacos no Piauí.
De acordo com os resultados, um homem de Teresina testou positivo para a doença e outro homem residente em São Paulo contraiu a Monkeypox após passar férias na capital piauiense. Com isso, o Estado passou a registrar dois casos da enfermidade.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Sesapi confirma o segundo caso da Varíola dos Macacos no Piauí (Foto: iStock)
Além da capital, o município de Batalha também registrou um paciente diagnosticado com a Varíola dos Macacos e outras 15 cidades já apresentaram casos suspeitos.
Segundo a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do estado do Piauí (Cievs), Amélia Costa, a maior parte dos casos suspeitos foram notificados em mulheres.
“Nós verificamos algumas informações baseadas nos dados de casos suspeitos notificados aqui no estado. Primeiramente, a maioria dos casos suspeitos estão em pessoas do sexo feminino, 21 casos. Além disso, quando olhamos a faixa etária, possuímos casos suspeitos em diversos grupos, mas 60% dos casos notificados estão na faixa etária de 15 a 39 anos “, afirmou.
Amélia Costa ainda destaca que é importante as vigilâncias de todos os municípios estarem atentas, para que não haja a proliferação da doença no Piauí.
“As vigilâncias dos municípios precisam acompanhar os casos suspeitos e confirmados, além de verificar constantemente os contatos que essas pessoas tiveram, além de viagens e visitas realizadas, para que as medidas epidemiológicas adequadas sejam adotadas, buscando evitar o aumento de casos. Além disso, é preciso que a população continue adotando as medidas higiênico sanitárias já aprendidas durante a pandemia, evitar aglomeração, higiene pessoal, uso de máscara são modos de prevenir mais casos dentro do estado”, finalizou.
O Estado já possui dois casos positivos, seis descartados, um caso provável e mais 26 casos da doença em investigação pelo laboratório da Fiocruz.