COE volta a recomendar uso de máscara em ambientes fechados no PI

De acordo com o infectologista e membro do COE haverá uma nova reunião do Comitê na próxima terça-feira

Por Sabrina Alana,

O Comitê de Operações Emergenciais (COI), em reunião hoje (23) decidiu “recomendar” o uso de máscaras em ambientes fechados no Piauí. A orientação é em função da alta de casos de Covid registrada no estado nas últimas semanas, mas, não é obrigatória.

Foto: FreepikMáscara

O uso de máscara já é obrigatório em alguns locais, pois ainda está em vigor o decreto do Governo do Estado de agosto de 2022, que prevê o uso em unidades/consultórios/estabelecimento assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes); em transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário (trabalhadores e passageiros/usuários), assim como táxis e transportes por aplicativos; em qualquer espaço, para idosos, gestantes e imunodeprimidos.

A nova recomendação, deixa a cargo dos empresários e da população decidir se o uso é necessário, mas o infectologista do COE, José Noronha acrescenta que o acompanhamento dos dados vai seguir pleno e haverá nova reunião em breve.

De acordo com o infectologista e membro do COE, José Noronha, haverá uma nova reunião do Comitê na próxima terça-feira. “Vamos continuar acompanhando os números epidemiológicos da doença para avaliação e, na próxima semana teremos uma nova reunião. Por enquanto, permanecem válidas as mesmas recomendações do último decreto do Governo do Estado”, diz.

Noronha reforça a importância da população completar o esquema vacinal contra a Covid para evitar a volta dos altos índices de hospitalização e morte. “No Piauí, apenas 26,18% da população tomou a segunda dose de reforço, que é um número considerado muito baixo. Vá até o posto e complete o esquema vacinal para ficar protegido e evitar que o vírus circule. O meio mais seguro de combater a doença é a vacina”, enfatiza.

Fonte: Com informações da SESAPI

Comente

Pequisar