Servidores da PMT denunciam que não receberam o 13º e fazem protesto na FMS
Até os médicos da Fundação Municipal de Saúde se queixam da falta de pagamento
Servidores contratados da prefeitura de Teresina denunciam que não estão recebendo o 13º salário, férias e outras vantagens. Alguns chegaram a receber R$ 300,00, outros não receberam nada até agora.

O 13º salário, férias e outras vantagens dos contratados foram incluídas em Lei municipal entre os direitos dos servidores, o que nem precisava. Ninguém pode trabalhar sem receber o 13º salário, se contratado ou concursado, nada muda.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A falta de dinheiro para pagar a essa categoria de servidores está provocando forte reação dentro dos vários setores da prefeitura de Teresina, notadamente entre os contratados da Fundação Municipal de Saúde.
Um médico revoltado com a situação enviou o texto abaixo ao Ministério Público Estadual, com reserva do nome, para não sofrer retaliações.
Leia a íntegra:
“Em projeto de lei, que deveria entrar em vigor em 01.01.2022 o atual prefeito de Teresina sancionou a Lei que assegura ao contratado o décimo terceiro salário e pagamento de férias aos contratados pela prefeitura. Entretanto, os médicos das Unidades Básicas de Saúde não receberam o contra-cheque (a ser disponibilizado hoje) referente ao décimo terceiro, enquanto colegas concursados já o tem disponível. É importante salientar que não há concurso publico para contratacao de medicos há muitos anos, sendo a maioria destes profissionais alocados como substitutos ou celetistas, ainda assim tendo nos seus salários os descontos devidos de impostos, como qualquer trabalhador. Os médicos das UBS, independente de concursados ou não, sao cobrados igualmente pela FMS quanto a metas a serem atingidas, demandas dos pacientes, cursos a serem realizados e lidam com a insatisfacao diaria da populacao quanto a falta de medicacoes, vacinas e falta de insumos básicos em suas unidades. Nao a toa, é cada vez mais recorrente o desacato e agressao aos profissionais medicos pela populacao, como se estes fossem os responsaveis diretos pela negligencia da administracao publica quanto ä saude. A atencao basica é o motor principal da saude publica e merece respeito. Os médicos que trabalham diariamente lidando com as demandas citadas acima tem direito ao decimo terceiro salário, assim como afirma o documento assinado pelo atual prefeito da capital.”
Fonte: PORTAL AZ