Piauí registra 500 novos casos de HIV/Aids e Sesapi faz campanha de prevenção

Campanha de Prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis no período do Carnaval

Por Redação do Portal AZ,

O Piauí registrou 533 novos casos de HIV/Aids em adultos no ano de 2022, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta segunda-feira (13). Com a chegada do carnaval, a Sesapi inicia a Campanha de Prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis no período do Carnaval.

Foto: FreepikAids/HIV
Aids/HIV

O evento acontece nesta terça-feira (14), no pátio da Sesapi, com a presença do rei e rainha do carnaval de Teresina, distribuição de preservativos, e apresentação musical.

A coordenadora de IST’s da Sesapi, Karinna Amorim destacou que as ações de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis devem ser algo presente na rotina de todas as pessoas, contudo, o carnaval é um período oportuno para a intensificação do trabalho de prevenção e conscientização da população.

“A orientação principal é a disponibilização para a população dos meios de prevenção como os preservativos ou a profilaxia após o relacionamento sem proteção, além dos serviços de testagem, acompanhamento e a difusão de informação e orientações. É essencial garantir que todos tenham o acesso aos serviços em todas as etapas e assim tenham a garantia dos serviços adequados e de qualidade”, explica à coordenadora.

Durante o período, a Sesapi participará de ações voltadas para a prevenção de acidentes de trânsito, importunação sexual e prevenção da gravidez na adolescência.

Outros dados
Ao todo, de 1980 até 2022, o Piauí já teve 8.736 casos de Aids. Os dados apontam ainda que entre os anos de 2018 e 2022 foram registrados 3.812 novos casos de HIV/Aids, a faixa etária com a maior proporção de casos de Aids é a de 35 a 49 anos de idade, com 32,5% dos casos.
No mesmo período, o sexo masculino foi o mais acometido pela infecção com um percentual de 74% dos casos. Teresina, Floriano, Picos, Piripiri e Campo Maior são os cinco municípios piauienses com maior número de notificações de casos de Aids no período de 2018 a 2022.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar