Diretoria do HGV se pronuncia após denúncias do Ministério Público
O Hospital esclarece que atualmente a realidade do Serviço de Nutrição e Dietética não é mais a mesma.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) emitiu uma nota de esclarecimento, nesta terça-feira (25), após o Ministério Público do Piauí (MPPI) apurar denúncias de irregularidades sanitárias no setor de nutrição e cozinha.
Em um vídeo, é possível ver a presença de ratos circulando pelo local, onde são produzidos as refeições de funcionários e pacientes diariamente.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Em nota, a direção informou que, desde que assumiu a gestão foi tomado conhecimento através de um relatório, que identificou as não conformidades do lugar. Inclusive, foi enviado à Secretaria da Saúde. “Desde que assumiu a gestão, o diretor-geral, Davyd Basílio, realizou um relatório das não conformidades apontadas pela Vigilância Sanitária e procedeu com uma ampla higienização e combate aos roedores e pragas.”
A nota ainda informa, que a Secretaria da Saúde, está realizando as providências para higienização adequada do local. “providenciou a compra de insumos para a higienização adequada e a contratação de uma empresa privada para desratização, desinsetização e descupinização, controlando os roedores. Também já está providenciando a reforma completa do Serviço e compra de equipamentos para o setor.”
Confira a nota completa:
A Direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) esclarece que atualmente a realidade do Serviço de Nutrição e Dietética não é mais a mesma. Desde que assumiu a gestão, o diretor-geral, Davyd Basílio, realizou um relatório das não conformidades apontadas pela Vigilância Sanitária e procedeu com uma ampla higienização e combate aos roedores e pragas. Além de enviar para a Secretaria de Estado da Saúde as reais condições que se encontrava o Serviço para o apoio nas devidas providências.
Logo que soube das condições, a Secretaria da Saúde, que assumiu a gestão do HGV em janeiro deste ano, providenciou a compra de insumos para a higienização adequada e a contratação de uma empresa privada para desratização, desinsetização e descupinização, controlando os roedores. Também já está providenciando a reforma completa do Serviço e compra de equipamentos para o setor.
A Coordenação de Controle de Vetores e Pragas do HGV, informa ainda que foi feita desinsetização e controles de roedores no Serviço de Nutrição nas seguintes datas deste ano. Dia 13 de janeiro, 17 de fevereiro, 19 de fevereiro, 30 de março e, a última, dia 14 de abril, sendo que “existe também o monitoramento de porta iscas para o controle de roedores realizados nas datas, 14/01; 19/01; 04/02; 07/02; 9/02; 28/02; 10/03; 13/03; 16/03; 20/03; 21/03; 23/03; 24/03 e 27/03”, explica a enfermeira Gilca Medeiros.
Segundo ela, o contrato da empresa Inovare, que faz o controle especializado de pragas e vetores nos setores do HGV, está em vigor e vai até dezembro deste ano.
Matéria Relacionada:
Imagens mostram ratos na cozinha do HGV e Ministério Público abre investigação
Fonte: Portal AZ