Boletim epidemiológico registra nova queda nos casos de Covid-19 no Piauí

A 17ª semana registrou três óbitos, totalizando sete no mês de abril

Por Redação do Portal AZ,

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou, nesta quinta-feira (4), o 17° Boletim Epidemiológico de Covid-19 e Monkeypox de 2023. O informe compreende o período de 23 a 29 de abril deste ano e aponta uma tendência de queda no número de novos casos da doença no estado. 

Foto: Tomaz Silva/Agência BrasilNúmero de casos e mortes por covid-19 segue em queda no Piauí
Número de casos e mortes por covid-19 segue em queda no Piauí

Dos 262 casos registrados na semana, apenas 118 são do ano de 2023. Desses, cinco casos são de janeiro, dois de fevereiro, dois de março e 109 de abril.

Os outros 144 casos registrados são dados represados do ano de 2022, e correspondem a situações em que as notificações dos municípios só foram encerradas agora nos sistemas de informação, possibilitando assim a tabulação dos números.

Foto: Reprodução17° Boletim Epidemiológico
17° Boletim Epidemiológico

A 17ª semana registrou três óbitos, totalizando sete no mês de abril. Apesar da tendência de alta, a média móvel ainda permanece zerada.

O informe epidemiológico aponta ainda que o índice de transmissibilidade aumentou para 0,90 na 17ª semana. No entanto, os dados indicam redução de positividade no número de exames RT-PCR analisados pelo Lacen. A redução foi de 12,4%.

Em relação à ocupação de leitos, o boletim aponta que, no período analisado, o estado apresentou ocupação de 18 leitos clínicos, 13 leitos de UTI e dois leitos de estabilização.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca a importância de que a população procure a vacinação contra a Covid-19 para que a tendência de queda de casos continue, bem como ocorra a redução de casos graves da doença.

“Nós já estamos com a vacina bivalente disponível em nossos municípios e pedimos para que a população procure os postos de saúde para receber os imunizantes à medida que eles forem sendo liberados pelas gestões municipais. Com a população imunizada, iremos evitar o surgimento de casos graves da doença, além de reduzir o número de novos casos registrados dentro do estado”, destacou a gestora.

Em relação aos casos de Monkeypox, o boletim aponta que o Piauí não registrou novos casos da doença. O estado segue com 40 casos confirmados da doença, que em sua grande maioria são provenientes de Teresina.

Fonte: Com informações da Sesapi

Comente

Pequisar