HGV realiza microcirurgia cerebral inédita com paciente acordado

A cirurgia com o paciente acordado é realizada em casos tumores estão em áreas críticas do cérebro

Por Redação do Portal AZ,

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou uma microcirurgia pioneira para a retirada de um tumor intracraniano utilizando sedação consciente, monitorização eletrofisiológica e cognitiva intraoperatória. A operação foi conduzida por uma equipe multidisciplinar dedicada à monitorização das funções cerebrais durante o procedimento. A paciente, de 22 anos, está em fase de recuperação pós-operatória, consciente e apresenta excelentes condições clínicas.

A paciente, oriunda de Santa Luzia, no Maranhão, buscou atendimento especializado em Teresina devido a fortes dores de cabeça e desmaios frequentes. Após avaliação, a equipe médica concluiu que a cirurgia era urgente e que o procedimento só poderia ser realizado no HGV.

Foto: HGVDurante a cirurgia, acordada, a paciente recebeu estímulos cerebrais
Durante a cirurgia, acordada, a paciente recebeu estímulos cerebrais

O neurocirurgião Leonardo Moura, responsável pela equipe médica, explicou a técnica empregada. Ele destacou que a abordagem de neurocirurgia com o paciente acordado é usada quando os tumores cerebrais estão localizados em áreas críticas, como a região da linguagem. Nesse caso, uma anestesia especial é aplicada para que o paciente esteja adormecido durante o acesso cirúrgico, mas acordado durante a operação, permitindo a participação ativa do paciente nos testes cognitivos realizados.

A equipe que conduziu a cirurgia foi composta pelos neurocirurgiões Arquimedes Cardoso e Esmálio Barroso, o residente Marcos David e uma equipe multidisciplinar que incluiu anestesistas, neurofisiologistas, neuropsicólogos e profissionais de enfermagem.

O superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo, destacou a relevância do procedimento. Ele ressaltou que a capacidade do HGV de realizar cirurgias complexas de forma exclusiva reforça o papel do hospital na saúde pública do estado.

Fonte: Com informações do HGV

Comente

Pequisar