Sesapi promove capacitação para equipes no manejo e tratamento do tabagismo

O objetivo da oficina é reduzir a prevalência de fumantes e diminuir a morbimortalidade associada ao consumo

Por Carlos Sousa,

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) conduzirá, nesta terça-feira (29), uma oficina de capacitação voltada a profissionais da atenção primária e coordenadores do Programa de Tabagismo, com foco no manejo clínico do tratamento do tabagismo. O evento terá lugar na Escola de Gestão e Controle (EGC), situada no 3° andar do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), e se desenrolará das 8h às 13h.

Foto: G1SESAPI - Sede administrativa
SESAPI - Sede administrativa

A iniciativa, organizada em conjunto pela Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da Sesapi e o Hospital do Parque Piauí, insere-se entre as atividades planejadas em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Seu propósito é fortalecer as ações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) por todo o estado.

O PNCT se propõe a atingir diversos objetivos, como a redução da prevalência de fumantes e a consequente diminuição da morbimortalidade associada ao consumo de produtos derivados do tabaco. Além disso, o programa visa prevenir o início do tabagismo, oferecer tratamento na Rede SUS e incentivar a cessação do tabagismo, bem como proteger a população contra a exposição à fumaça do tabaco no ambiente.

Leila Santos, superintendente de atenção primária à saúde e municípios da Sesapi, recorda que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo representa a principal causa de mortes evitáveis em escala global, contribuindo com 63% dos óbitos ligados a doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Entre esses, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica, 30% dos casos de diversos tipos de câncer, 25% das ocorrências de doença coronariana e outras 25% das doenças cerebrovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC).

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar