Equipe da Sesapi participa de evento nacional sobre práticas integrativas

Representantes da Secretaria da Saúde discutem implementação da Política Nacional durante o IV Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Por Carlos Sousa,

Uma equipe da Secretaria da Saúde (Sesapi) do Piauí marcou presença no IV Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CongrePICS), realizado em Florianópolis, Santa Catarina, de quarta-feira (8) a sábado (11). O tema do evento deste ano foi "PICS e Saúde Planetária: Transdimensionalidade da filosofia das PICS para o desenvolvimento da justiça social e sustentabilidade no cuidado planetário".

Foto: Governo do Piauí/SESAPIIV Congresso Nacional de Práticas Integrativas
IV Congresso Nacional de Práticas Integrativas

Durante o congresso, o Ministério da Saúde promoveu o Encontro Nacional das Referências Estaduais em Práticas Integrativas e Complementares, buscando aproximar a gestão federal das estaduais e mobilizar as equipes técnicas das secretarias de saúde para discutir e inserir essas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Junto com outras referências técnicas de diferentes estados, a Sesapi participou das discussões sobre a implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e do alinhamento das diretrizes e dimensões para a manutenção da política nos espaços e instâncias de gestão nos estados.

Rosane Santana, coordenadora de Gestão da Atenção Primária da Sesapi, destaca que durante o evento também foi abordado o monitoramento da implementação da PNPIC nas secretarias estaduais de saúde e o diagnóstico das práticas integrativas nos municípios de cada estado. A Sesapi contribuiu na elaboração de metas e indicadores que serão posteriormente lançados pelo Ministério da Saúde.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) foi instituída no Brasil há 17 anos, reconhecendo até o momento 29 práticas, incluindo fitoterapia, meditação, homeopatia, aromaterapia, técnicas da medicina tradicional chinesa como a acupuntura, terapia comunitária integrativa e reiki.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar