Mais de 120 municípios do Piauí estão em alerta sob o risco de surto de dengue
O boletim da Sesapi revela números alarmantes e ações para combater a proliferação do mosquito
Segundo dados parciais do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA), divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta terça-feira (2), o Piauí tem 124 municípios em alerta ou risco para surto/epidemia de dengue. Dos 219 municípios pesquisados, 95 estão em situação "satisfatória", enquanto 103 estão em "alerta" e 21 em "risco".

Até o momento, o estado registrou 4.670 casos prováveis de dengue e dois óbitos decorrentes da doença, representando um aumento de 78,8% na incidência em comparação com o mesmo período do ano anterior. Teresina concentra a maioria dos casos, mas há um aumento preocupante na região Sul, com municípios como Currais, Bom Jesus, Redenção do Gurgueia, Guadalupe e Santa Luz apresentando os maiores índices.
Com a previsão de crescimento dos casos nos próximos meses devido às condições climáticas favoráveis, a Sesapi intensifica as ações de controle vetorial em todo o estado. Além do tratamento focal nos 224 municípios piauienses, o órgão atua de forma intersetorial para bloquear casos suspeitos e notificados, visando conter a proliferação do mosquito transmissor da doença.
Confira aqui o Boletim Epidemiológico
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Sesapi