RFCC-PI lança campanha em apoio a cuidadores de pacientes oncológicos

A campanha, que tem como tema "Cuidando de Quem Cuida", foi lançada no Espaço Sorriso do Hospital São Marcos e durará todo o mês de abril

Por Carlos Sousa,

A Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer (RFCC-PI) lançou na segunda-feira (08) a campanha "Preciso Viver 2024". Promovida pela Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer – RFNCC, a campanha tem como foco o bem-estar dos cuidadores de pacientes oncológicos, reforçando o compromisso da organização em contribuir para a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos no processo de tratamento do câncer.

Foto: Ícone Comunicaçãocampanha nacional Preciso Viver 2024
campanha nacional Preciso Viver 2024

O lançamento local da campanha ocorreu no Espaço Sorriso, no Hospital São Marcos, e durará todo o mês de abril. A campanha destaca a importância de os cuidadores também cuidarem de si mesmos, mantendo condições para enfrentarem a jornada da luta contra o câncer.

Receber o diagnóstico de câncer muda a rotina de todos ao redor do paciente, desde a adaptação de consultas e tratamentos até a responsabilidade da vida diária e o trabalho. Ter uma rede de apoio é fundamental em todo o processo. Por isso, a RFCC-PI abraça a campanha e faz o alerta sobre a importância de os cuidadores também cuidarem de si e serem cuidados.

Irene, uma paciente ativa da Rede, revela a importância do apoio e do acolhimento oferecidos pela instituição durante sua jornada contra a doença. Maria Damasceno, cuidadora pela terceira vez, conta que é difícil, mas com apoio é possível vencer: “Quem cuida tem que estar firme e forte para ajudar e ver o ente querido bem. A campanha é muito boa, estou muito feliz. Me sinto muito bem”, relata.

Tânia Cardoso, voluntária da RFCC-PI, que após anos de dedicação cuidando de pacientes e acompanhantes, vivenciou os desafios de ser cuidadora de um ente querido, pontua a importância do tema: “Muitas vezes o cuidador não cuida só da saúde do paciente, mas de todas as pessoas que estão em volta. Então, a campanha está voltada para esse tema tão importante”.

Em paralelo, a RFCC-PI comemorou 37 anos atuando na luta social no combate ao câncer. A presidente da RFCC-PI, Carmem Campelo, ressalta não apenas a celebração dos 37 anos da organização, mas também expressa gratidão a todos os voluntários, doadores e colaboradores que contribuíram para o sucesso da rede: “Hoje estamos comemorando 37 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Piauí. A nossa palavra é gratidão. Nós sentimos uma alegria imensa por ajudar a impactar no tratamento oncológico do Piauí e também por podermos impulsionar e voluntariar o estado. Nosso muito obrigada!”, agradece.

Fonte: Ícone Comunicação

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar