MPPI promove campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea

A iniciativa busca conscientizar sobre a importância da doação para salvar vidas

Por Dominic Ferreira,

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio das 12ª e 29ª Promotorias de Justiça, especializadas na defesa da saúde, promoveu nesta quarta-feira (17) uma ação de incentivo à doação de sangue e ao cadastro de doadores de medula óssea. A campanha, realizada em parceria com o Hemopi e o Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT/MPPI), visa conscientizar membros, servidores, estagiários e seus familiares sobre a importância desse gesto solidário.

Foto: Reprodução/MPPIProjeto "Doando Vidas"

O projeto "Doando Vidas", idealizado pelo promotor de Justiça Eny Pontes, busca estruturar o Sistema de Transplantes do Estado e sensibilizar a população sobre a relevância da doação. Segundo Eny Pontes, a participação da comunidade do MPPI e do público externo demonstra a necessidade de ações como essa dentro da instituição.

Foto: Reprodução/MPPIProjeto "Doando Vidas"
Projeto "Doando Vidas"

A ação, realizada na sede do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPPI), contou com 84 participantes, sendo 68 doadores de sangue e 16 de medula óssea. Cláudia Seabra, Chefe de Gabinete do MPPI, ressaltou que a iniciativa contribui para salvar vidas e fortalecer o Sistema de Saúde do estado.

Segundo Oberdan Torres, Coordenador do Ciclo do Sangue do Hemopi, parcerias como essa são fundamentais para manter os estoques de sangue, que abastecem todo o estado do Piauí. Ele ainda enfatizou a importância do cadastro de doadores de medula óssea durante a campanha.

Os requisitos básicos para doação de sangue incluem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar saudável e não estar em jejum. Além disso, não é recomendado fumar duas horas antes da doação nem consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

A campanha realizada pelo MPPI reforça a importância da solidariedade e do engajamento da comunidade na garantia de um suprimento contínuo de sangue e na ampliação do registro de doadores de medula óssea para pacientes que aguardam por um transplante.

O Hemopi fica localizado na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro-Sul, Teresina-PI, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 7h15 às 18h, e sábado, das 7h15 às 17h. Os requisitos para doação incluem portar documento de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar saudável, não estar em jejum, não fumar 2h antes da doação e não ingerir bebida alcóolica 12h antes.

Fonte: MPPI

Comente

Pequisar