Ceará registra 186 manifestações de doação de órgãos desde abril
Cartórios facilitam processo de autorização eletrônica, contribuindo para salvar vidas em meio à crescente demanda por transplantes no Brasil
Desde a implementação do sistema de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) em abril deste ano, 186 cearenses já manifestaram nos cartórios o desejo de se tornarem doadores de órgãos. A iniciativa, que pode ser realizada através da plataforma e-Notariado ou diretamente pelo site www.aedo.org.br, faz parte de um esforço nacional que já contabiliza 8.387 cadastros em todo o Brasil, permitindo que qualquer cidadão, em poucos cliques e por videoconferência com um tabelião, oficialize sua intenção de doar órgãos.

No Nordeste, foram registradas 1.043 manifestações, com o Ceará contribuindo significativamente para esse número. Estados como Bahia e Pernambuco também apresentaram expressiva adesão, com 293 e 157 cadastros respectivamente. No cenário nacional, São Paulo lidera com 2.809 autorizações.
O sistema AEDO oferece uma solução prática e acessível para aqueles que desejam se tornar doadores, num momento em que mais de 43,7 mil pessoas aguardam na fila por um transplante no Brasil. A possibilidade de autorizar a doação de órgãos por meio de um dispositivo eletrônico torna o processo mais rápido e menos burocrático, garantindo que a vontade expressa em vida seja respeitada após o falecimento.
A iniciativa é vista como um alento para milhares de famílias que enfrentam longas esperas por um transplante, especialmente em um país que se destaca como referência mundial no procedimento.
O reconhecimento dos cartórios e seccionais estaduais que mais contribuírem para a emissão de AEDOs será realizado pelo Prêmio AEDO – Um Só Coração, lançado recentemente pelo Colégio Notarial do Brasil, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de incentivar a doação de órgãos e salvar vidas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Portal AZ