FMS abre vagas para tratamento de dependência de cigarro eletrônico em Teresina
As inscrições seguem até 12 de março no Hospital do Parque Piauí
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou, nesta segunda-feira (10), a abertura de vagas para o tratamento de dependência de cigarro eletrônico. A iniciativa integra o programa de combate ao tabagismo realizado no Hospital do Parque Piauí, também conhecido como Hospital da Criança.

Interessados com idade a partir de 18 anos devem procurar o setor de serviço social da unidade até 12 de março. O tratamento inclui consultas individuais, sessões em grupo e, quando necessário, o uso de adesivos de nicotina. O acompanhamento é multidisciplinar e pode se estender por até um ano.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O uso de cigarros eletrônicos, conhecidos como "vapes", está associado a doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer. Apesar da proibição da venda desses dispositivos no Brasil desde 2009, o consumo tem crescido, especialmente entre os jovens.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou as restrições com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 855/2024, que veta a fabricação, importação, distribuição, armazenamento, transporte e publicidade dos vapes. O uso em locais fechados, públicos ou privados, também é proibido, com previsão de penalidades para infrações.
Fonte: FMS