Piauí tem menor tempo de espera por consulta no SUS, diz “Brasil em Mapas”
Levantamento revela que Brasil tem espera média de 57 dias; Brasília supera 150 dias
Bem no mapa
O perfil Brasil em Mapa informa em sua conta no Instagram informa que o menor tempo de espera por uma consulta médica no Sistema Único de Saúde (SUS) é no Piauí.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Aqui, um usuário do SUS leva em média 10 dias de espera por consulta. No Brasil, o tempo de espera “atingiu níveis críticos, com uma média nacional de 57 dias em 2024.”
Mal no mapa
Se no Brasil a média é cinco vezes maior que a média no Piauí, em Brasília, segundo o levantamento, a coisa piorar.
“Essa média [de 57 dias] esconde realidades extremas em alguns estados, e em Brasília, a capital do país, pacientes aguardam mais de 150 dias (cinco meses) por uma consulta médica, sem contar nos anos por atendimento especializado.
Explicação
Segundo a explicação do Brasil em Mapas, a média de 150 dias para obtenção de consulta médica pelo SUS no Distrito Federal decorre de “desafios inerentes de gestão do governo”.
Sem médicos
Segundo o perfil, no DF e n o Amazonas, que tem média de espera de 102 dias – a segunda maior do país – se justificaria por “escassez de médicos, dependência de profissionais terceirizados, alta rotatividade, salários baixos e condições precárias, superlotação, apesar de possuírem hospitais de referência, estes fatores desestabilizam o sistema”.
Média regional
De acordo com o levantamento do perfil, com base em dados oficiais, na região Sul o tempo de espera chega em média a 73 dias, no Sudeste, 67 e no Centro-Oeste, 82 – bastante acima da média nacional de 57 dias.
No Norte, 55 e no Nordeste, a menor média de tempo de espera, cerca de 29 dias – metade da média nacional.
Fonte: Com informações Brasil em Mapa