Piauí recebe 568 mil doses da vacina contra Influenza para campanha de 2025

Dia D de mobilização será em 17 de maio, junto à vacinação contra o HPV

Por Dominic Ferreira,

 O Piauí já recebeu um total de 568 mil doses da vacina contra a Influenza, enviadas pelo Ministério da Saúde para a campanha de 2025. Esta nova remessa, composta por 248 mil doses, é a terceira enviadas ao estado, que já havia recebido anteriormente 88 mil e 232 mil doses. A campanha de vacinação teve início no dia 7 de abril e visa proteger a população contra a gripe.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíCapa
Capa

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), as vacinas estão sendo distribuídas pela Rede de Frio estadual para as Regionais de Saúde e municípios piauienses. A vacinação será realizada em dose única e abrangerá todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, entre outros grupos específicos, como puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

O Dia D de mobilização da campanha está agendado para o dia 17 de maio e será realizado de forma integrada com a vacinação contra o HPV. A meta da Sesapi é vacinar ao menos 90% dos integrantes dos grupos prioritários durante o período da campanha. Após o término da campanha, as doses remanescentes estarão disponíveis para imunização de rotina em toda a rede pública de vacinação ao longo do ano.

Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, destacou a importância de a população ficar atenta aos locais e períodos de vacinação definidos por cada município. Ela enfatizou que, caso alguém não consiga se vacinar durante o período da campanha, poderá procurar os postos de saúde para receber a vacina, que permanecerá disponível durante todo o ano.

A vacina de 2025 protege contra três cepas do vírus: H1N1, H3N2 e B, e pode ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional, exceto para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave.

Fonte: Governo do Piauí

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar