Sesapi convoca 224 municípios do Piauí para campanha de vacinação nas escolas
Serão disponibilizadas vacinas contra a febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV
224 municípios estão sendo convocados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para participar da campanha Semana Saúde na Escola, que traz como foco o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”. A iniciativa visa imunizar 712,2 mil alunos da rede pública estadual e municipal com até 15 anos. Ao todo, 3.357 escolas públicas do estado devem receber a vacinação, que segue até o dia 25 de abril.

“Precisamos unir esforços para garantir a proteção das nossas crianças e adolescentes. A vacinação salva vidas, e o ambiente escolar é estratégico para ampliar esse alcance”, ressalta Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Em Altos, a Escola Municipal Modestina Monte será uma das protagonistas da ação. Nesta quarta-feira (16), a partir das 14h, a unidade escolar sediará uma mobilização especial, organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Sesapi.
Durante a atividade, as equipes farão a checagem das cadernetas de vacinação dos alunos e aplicarão doses em atraso, mediante autorização dos pais ou responsáveis. “Além da imunização, haverá um momento de orientação sobre os benefícios das vacinas, fortalecendo a conscientização desde cedo”, explica Márcia Silva, coordenadora do Programa Saúde na Escola da Sesapi.
Serão disponibilizadas vacinas como a contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV, conforme a idade e o esquema vacinal de cada estudante. A expectativa é atingir ao menos 90% de cobertura vacinal entre os menores de 15 anos.
A partir deste ano, a vacinação realizada dentro das escolas passa a ser oficialmente considerada uma estratégia de imunização, com registro específico como “Vacinação Escolar”. A medida permitirá um acompanhamento mais eficaz dos resultados da campanha e dos índices de cobertura em todo o estado.
Fonte: Com informações da CCOM-PI