Teresina inicia campanha de vacinação nas escolas com foco em crianças e jovens
Ação visa imunizar estudantes de até 15 anos e fortalecer laços entre saúde e educação
A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realiza nesta sexta-feira (25) a abertura oficial da Campanha de Vacinação nas Escolas, com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”. A cerimônia será realizada a partir das 9h na Escola Municipal Itararé, marcando o início das ações que vão levar imunização diretamente às instituições de ensino da capital.

A iniciativa tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, e tem como principal propósito fortalecer a integração entre os setores da saúde e da educação. A campanha pretende facilitar o acesso à vacinação, ampliar a cobertura vacinal, combater a desinformação e desenvolver ações educativas sobre a importância das vacinas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, os alunos da rede pública serão vacinados por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro das próprias escolas, e mediante autorização dos pais ou responsáveis.
“Essa é uma estratégia nacional, que tem como meta vacinar 30 milhões de estudantes da educação infantil ao ensino médio, em cerca de 110 mil escolas espalhadas pelo país”, destacou Emanuelle.
Vacinas ofertadas
Durante a campanha, serão oferecidas diferentes vacinas, de acordo com a faixa etária dos estudantes:
Para crianças e adolescentes com até 15 anos:
Vacinas contra febre amarela
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche)
Para estudantes com idade entre 5 e 14 anos:
Além das anteriores, incluem-se as vacinas contra meningite e HPV
Objetivos da campanha
- Reduzir o risco de adoecimento por doenças imunopreveníveis
- Resgatar crianças e adolescentes com esquemas vacinais incompletos
- Identificar bolsões de não vacinados, promovendo a equidade no acesso à saúde
- Conscientizar alunos sobre a importância das vacinas e combater a desinformação
A FMS reforça que o trabalho será realizado em parceria com as direções escolares, pais e comunidades escolares, garantindo que a vacinação ocorra de forma segura, informada e consentida.
A vacinação nas escolas é uma medida reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das mais eficazes para ampliar a proteção coletiva contra doenças. Com o início da campanha em Teresina, o município dá mais um passo no compromisso com a saúde pública, a prevenção e o cuidado integral com crianças e adolescentes.
Fonte: FMS