Serra da Capivara é o único atrativo do Brasil em lista de destinos imperdíveis para 2022

Escolha do The New York Times gera novas oportunidades para os pequenos negócios da região

Por Redação do Portal AZ,

O The New York Times, principal jornal americano e um dos mais respeitados do mundo, elegeu o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado na região sudeste do Piauí, como um dos 52 destinos imperdíveis para turistas em 2022.

O Parque, que é o único do Brasil na lista da publicação americana, foi destaque não só por ser um expoente do único bioma exclusivamente nacional, a caatinga, mas também por ser considerado o maior e mais antigo complexo de sítios arqueológicos das Américas, com 129.140 hectares e perímetro de 214 quilômetros. Atualmente são mais de mil sítios cadastrados.

Serra da Capivara é o único atrativo do Brasil em lista de destinos imperdíveis para 2022 (Foto:Iphan)

“Estar na lista de destinos imperdíveis do The New York Times mostra a riqueza que temos encrustada no sudeste do Piauí. Sem dúvida, essa divulgação deve aumentar o interesse de turistas de todo o mundo em conhecer esse destino. E isso é uma grande oportunidade para os pequenos negócios da região, que precisam estar cada vez mais preparados para receber esses visitantes. Nós do Sebrae estamos atentos a esse movimento e empenhados em contribuir para promoção do desenvolvimento local, a partir da atividade turística”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Ainda segundo Lacerda, esse reconhecimento chega em momento oportuno em que estudos apontam uma preferência dos turistas por locais mais tranquilos e distantes dos grandes centros urbanos, especialmente quando cercados por natureza. “A Serra da Capivara se encaixa perfeitamente nesse perfil. O estilo rural da região em equilíbrio com as tendências urbanas, em especial no que refere a tecnologias de conectividade, deve fortalecer ainda mais o turismo no Parque”, ressalta.

Entre as inovações que podem ajudar os pequenos negócios a surfar nessa onda, levando em consideração também mudanças no comportamento do consumidor, estão: adoção de políticas rígidas de higiene e segurança para garantir a segurança dos clientes, oferta de serviços e produtos que possam enriquecer a experiência dos clientes nos estabelecimentos e no destino, investir em tecnologias de pagamento sem contato, oferta de alimentos e bebidas saudáveis e orgânicos, adoção de políticas sustentáveis, atendimento personalizado, oferta de passeios de realidade virtual para os clientes experimentarem antecipadamente produtos e serviços, entre outras estratégias.

O que diz o The New York Times

De acordo com o jornal americano, a Serra da Capivara primeiramente chama atenção dos turistas pelos seus cânions, que chegam a 200 metros de altura, e cactos, vegetação típica da caatinga. Mas o que realmente distingue o parque de inúmeras outras paisagens brasileiras de tirar o fôlego são os restos arqueológicos e artísticos de humanos antigos, que muitos pesquisadores acreditam ter chegado há mais de 20 mil anos na região.

Por essa herança histórica, que inclui registros rupestres, especialmente pinturas gravadas nas rochas com cenas de caça, sexo, guerra e outros aspectos da vida cotidiana, o Parque, criado em 1979, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e em 1991 foi declarado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O jornal americano ressaltou a importância da arqueóloga Niède Guidon, que iniciou os trabalhos na região ainda nos anos 60. "O time dela desenterrou achados que questionaram as teorias anteriores de como os humanos chegaram às Américas", diz o texto.

A publicação destaca ainda que a pandemia diminuiu o ritmo, mas não o progresso do Parque: novos sítios arqueológicos foram preparados para visitação, novos banheiros foram instalados para visitantes e, mais notavelmente, uma impressionante escada fechada de 60 pés em um penhasco íngreme foi inaugurada em outubro de 2021, rente a um paredão rochoso, de onde do alto o visitante tem uma visão panorâmica da Chapada Boqueirão Borges, que faz parte do circuito da Pedra Furada.

 

Comente

Pequisar