Apoio de Bolsonaro a Silvio Mendes é fake news dos portais aliados

Assim o jornalismo político do Piauí cria a não-notícia, a notícia plantada

Desserviço da informação 

Portais de notícia de Teresina informam que durante a visita de Jair Bolsonaro à cidade, marcada para 10 e 11 de maio, o ex-presidente “oficializará” o apoio ao candidato Sílvio Mendes. Em todos os textos publicados não há fala do candidato ou de sua assessoria confirmando a “informação”.

Foto: ReproduçãoSilvio Mendes e Jair Bolsonaro
Bolsonaro deve visitar Teresina, mas Silvio Mendes nem estará na cidade

Sem agenda 

O Portal AZ perguntou a assessores do candidato Silvio Mendes sobre a “oficialização” do apoio de Bolsonaro. A resposta é que não existe essa “agenda” e que Sílvio Mendes sequer estará em Teresina nos dias 10 e 11 de maio.

Notícia plantada 

Embora o partido de Bolsonaro, o PL, esteja na base do prefeito Dr. Pessoa, os portais insistem em informar que o “apoio” será a Sílvio Mendes – o que faria do atual prefeito de Teresina um laranja na campanha.

Não notícia 

Assim, o jornalismo político do Piauí cria a não-notícia, ou seja, divulga uma informação que não existe porque não foi checada, não foi confirmada. Pode ser também boato, fofoca, fake-news, notícia plantada. 
Tudo, menos notícia.

Pix do Bolsonaro

Pelo menos 25 senadores e deputados federais passaram um pix de R$ 5 mil para financiar mais um ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Entre os que meteram a mão no bolso, estão os filhos do ex-presidente, Flávio e Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Magno Malta, Eduardo Pazuello, Bia Kicis, Carlos Portinho e Alexandre Ramagem.
Não se sabe se Ciro Nogueira, fiel escudeiro do ex-presidente nas redes sociais, fez o pix.

O prefeito reage 

O governo do estado está fazendo obras em vários municípios, pois, visam ajudar os candidatos apoiados por Rafael Fonteles. 
Mas tem cidade onde o prefeito reage. 

Obras eleitoreiras 

Veja-se o caso da cidade de Porto. O prefeito Dó Bacelar foi à rua que está sendo asfaltada e exigiu a licença para a construção da obra. 
O coitado do trabalhador nem sequer conseguia  responder e, diante disso, o prefeito sem dó e piedade, disse que ia embargar a obra e mandar retirar o maquinário do local. 
 

Foto: ReproduçãoO prefeito avisando ao operário que vai parar as máquinas na rua
O prefeito avisando ao operário que vai parar as máquinas na rua

Bom…

 O uso da máquina pública em ações visivelmente eleitoreiras  é inadequado, mas pior é não asfaltar e querer impedir um serviço que, ao fim e ao cabo, favorece a população.

Em Parnaíba…

Já pensou se Gracinha, em Parnaíba, resolve parar as obras em várias ruas que visam atrair votos para o cantuburitinense Dr Hélio? 
Ia ser uma confusão dos diabos. Porque tudo que é secretário está fazendo obras por lá. 

Direitos humanos 

Atenção coronel Carlos Augusto. Representantes dos direitos humanos acham que não adianta substituir só a diretora do presídio. Tem que mudar também de lugar as que com ela comandavam o presídio feminino. 
E fechar as salas Peru 1 e Perú 2, que usavam para castigar as detentas. 

O mirabolante 

As esquisitices de delegado candidato, que  faz operações mirabolantes pra mostrar serviço, trata depois os presos e a família com cortesia e tem a " cara de cedro" de pedir voto! 
E isso pode? No Piauí pode tudo, menos a lei.


Ciro e a união da direita 

Há duas semanas, o senador Ciro Nogueira usou seus perfis em redes sociais para disseminar dados de uma pesquisa em que expoentes da direita (e da extrema direita) aparecem bem avaliados para a eleição de 2026.
Segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, houve um almoço duas semanas atrás na casa de Ciro Nogueira que “reuniu a nata da direita brasileira.”

Foto: Kaio Lakaio/VEJACiro Nogueira
Ciro Nogueira reúne governadores para tratar da sucessão em 2026

Presenças ilustres 
 
Estavam lá os governadores de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Minas, Romeu Zema (Novo), do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), além dos senadores Tereza Cristina (PP), Flávio Bolsonaro (sem partido) e Rogério Marinho (PL).

Chances da direita 

Para efeito público, os convidados do senador piauiense estavam lá para ver a pesquisa que aponta chances da direita em 2026. 
Embora em eleição um período de dois anos seja uma eternidade e possa mudar tudo, os convidados do senador Ciro Nogueira deixaram o almoço falando em união.

Silvio 4 em 10

Quatro em 10 eleitores acreditam na vitória de Sílvio Mendes. A pesquisa Data AZ realizada entre 8 e 9 deste mês  indica que 43,75% dos eleitores acreditam que o candidato Silvio Mendes vai vencer as eleições. 
O segundo colocado na disputa, Fábio Novo, é percebido como o vencedor da eleição municipal por 28,38% dos eleitores.

Foto: Arquivo/ReproduçãoSilvio Mendes (União Brasil)
Pesquisa mostra que quatro em dez eleitores acreditam na vitória de Silvio Mendes. Mas ainda há muitos indecisos

Certeza do voto

A pesquisa captou que 51,13% dos eleitores dão como definida sua escolha para prefeito.
41,75% ainda podem mudar de opinião, enquanto 7,13% não sabem ou não opinam a respeito.
Portanto, a eleição está longe de ser definida, a despeito do favoritismo do ex-prefeito Sílvio Mendes.

A lei antidroga 

O Senado deu provas ontem que vai enfrentar mesmo o STF. Aprovou em dois turnos projeto que pune o porte de drogas. 
Há quem afirme, no entanto, que o Supremo não vai se curvar. O desembargador Marcelo Semer disse ao Estadão que PEC não cria crime e, portanto, o STF não aceitará. 

Cabe ao policial 

Mas o Senado cria um precedente perigoso: deixa a critério do policial distinguir se o portador é usuário ou traficante. 
Policial não tem essa capacidade. 

Rito figadal

A Câmara ainda vai examinar a PEC que criminaliza o porte de qualquer quantidade de drogas. Com o fígado no lugar do cérebro, capaz que a maioria dos deputados vote a proposta a toque de caixa.

Cuidado, crianças!

Cabe advertir que a aprovação desta PEC poderá colocar na cadeia os filhos dos bacanas que hoje apontam o dedo para os filhos de gente pobre que usa ou porta drogas.
Ah, a PEC também pode incentivar aquele “jeitinho” para livrar os filhos de gente branca, fina, elegante e sincera que forem flagrados com uma quantidade “recreativa” de drogas.

Comente

Pequisar