Professora da UFPI recebe prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023

Yolanda Carvalho, xilógrafa e docente, é única representante do Piauí na premiação do Ministério da Cultura

Por Carlos Sousa,

A professora Yolanda Carvalho, integrante do Departamento de Artes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi honrada pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023, destacando-se como a única representante do estado no reconhecimento.

Foto: Reprodução/UFPIYolanda CarvalhoYolanda Carvalho

Especializada em xilogravura, técnica de entalhe em madeira utilizada na produção de gravuras, a docente não apenas se dedica a essa forma de expressão por sua beleza, mas também por reconhecer seu papel lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Em exposições e oficinas, Yolanda Carvalho utiliza a xilogravura para incentivar os alunos a refletirem sobre o mundo que os cerca por meio de sua arte.

O resultado final do Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023 foi divulgado em 22 de dezembro de 2023, contemplando a professora Yolanda Carvalho entre os agraciados. A premiação, que recebeu 737 propostas, tem como objetivo incentivar e difundir a memória das artes no Brasil, valorizando as trajetórias de agentes destacados nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e artes integradas.

Fonte: UFPI

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar