Arte e Conscientização: Museu do Piauí abriga exposição sobre Hanseníase

Roda de conversa e exposição visual buscam sensibilizar público em alusão ao Janeiro Roxo

Por Carlos Sousa,

O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, localizado no centro de Teresina, será palco de uma Roda de Conversa e Exposição de Artes Visuais, abordando a temática da hanseníase. O evento, que ocorre nesta quarta-feira (10), marca o início da Exposição Coletiva intitulada "Rede que ventila-dor: ciência e arte em prol da sensibilização e mobilização das pessoas acerca da hanseníase".

Foto: Governo do PiauíExposição, Janeiro Roxo
Exposição, Janeiro Roxo

A diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, ressaltou a importância da participação da população na exposição, que ocupará três salas do museu com 73 pinturas relacionadas à hanseníase. A abertura do evento está marcada para as 9 horas e se estenderá até o dia 20 de janeiro, em sintonia com o Janeiro Roxo, campanha nacional de prevenção e combate à hanseníase.

A iniciativa da Roda de Conversa e da exposição é do artista visual e professor da Universidade Federal do Piauí, Fábio Solon Tajra, supervisor da Plataforma Multidisciplinar de Políticas de Saúde do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN).

A exposição apresenta quadros produzidos por pessoas afetadas pela hanseníase, resultado de oficinas realizadas pelo CIATEN no Centro Maria Imaculada da Arquidiocese de Teresina. Fábio Solon enfatizou o objetivo de despertar o interesse desses artistas pela representação da saúde através da arte, proporcionando uma expressão artística dentro de suas possibilidades e condições de saúde.

Estudante de Medicina da UFPI, Dav Kauan, de 22 anos, contribuiu com 14 quadros retratando o cotidiano de pacientes de hanseníase, enquanto Fábio Solon expõe mais 22 obras em outra sala do museu.

A abertura da exposição será marcada por uma roda de conversa que discutirá a temática do cuidado em saúde para pessoas afetadas pela hanseníase. Participarão do evento Carlos Henrique Nery Costa (Docente da UFPI e Coordenador-geral do CIATEN), Fábio Solon Tajra, Sara de Moura Lima (Coordenadora do Centro Maria Imaculada - CMI), Francilene Carvalho de Mesquita (Presidente do Morhan Piauí) e Bhássia Barroso (da Sesapi).

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar