Funcionários denunciam caos no Hospital de Urgências de Teresina

O caos no local é comentado em grupos de funcionários do local no WhatsApp

Por Redação do Portal AZ,

“Ambulâncias estão quebradas, pacientes estão perdendo consultas, exames e cirurgias”, denuncia uma técnica de enfermagem do Hospital de Urgência de Teresina(HUT). O caos no local é comentado em grupos de funcionários do local no WhatsApp, mas “ninguém tem coragem” de denunciar publicamente, afirma ela, que pediu preservação de sua identidade por medo de retaliação.

“O povo [funcionários] não tem coragem [de denunciar]. Só sabem reclamar no WhatsApp”, criticou a fonte em entrevista ao Portal AZ. “Os problemas são muitos. Pacientes estão perdendo consultas, exames e cirurgias. Só tem uma ambulância pra dia e noite fazer as transferências e levar para exames e está quebrada”, acrescenta.

Foto:reprodução internet

Ainda de acordo com a denunciante, constantemente os funcionários do local têm de lidar com a insuficiência de material para a execução dos trabalhos.

“Outro dia, queriam distribuir um kit com 20 pares de luvas e 4 máscaras descartáveis para os funcionários se todo dia que ficamos com 27 pacientes por plantão uma máscara tem duração de 2h. A luva é pra ser descartável a cada procedimento. É, no mínimo, absurdo. Foi preciso cada funcionário se recusar a receber o tal kit e ameaçar não assumir plantão”, conta a fonte.

O Portal AZ buscou esclarecer os fatos junto ao hospital, que, através de assessoria, disse, primeiramente, que a questão das ambulâncias é de responsabilidade do executivo municipal [Fundação Municipal de Saúde]. “O HUT tinha duas ambulâncias; aí, quando a regulação de leito começou a funcionar, essas ambulâncias foram colocadas. O HUT não tem mais ambulâncias”, esclarece a instituição.

Com relação à falta de material a assessoria disse que o Hospital de Urgência não recebeu nenhuma notificação: “Não tivemos nenhuma notificação com relação à falta de material. O que aconteceu recentemente foi de que a empresa que faz distribuição de luvas pequenas atrasou a entrega, mas aí já regularizou”.

“Com relação à marcação de consultas o HUT disponibiliza um setor. Mas também não é o HUT que regula isso, é com o município, com os hospitais da rede. Inclusive, não são só os do município, são todos os hospitais que atendem pelo SUS”, ressalta a assessoria da instituição.

O Portal AZ tentou entrar em contato com a Fundação Municipal de Saúde, mas não obteve resposta.

 

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