Conheça os benefícios do colágeno para a saúde

Muito recomendado para a pele e os cabelos, saiba quais outras ações benéficas da substância para o organismo.

Por Redação do PortalAZ,

Não é exagero dizer que o colágeno se transformou em alvo de crescente interesse e debate nos últimos anos. Há defensores de seu uso contínuo e, também, aqueles que não são favoráveis à prescrição. Diante da disseminação de informações e desinformações, tornou-se cada vez mais desafiador compreender os reais benefícios do colágeno para a saúde. 

Foto: Jcomp / Freepikcolágeno
O cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Matheus Manica, explica que o colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo humano. Em entrevista à imprensa, o especialista informou que ela é responsável por, aproximadamente, 30% das proteínas totais do organismo e se apresenta em tipos diferentes. 

O colágeno tipo 1 é predominante na pele, enquanto o tipo 2 é essencial para as articulações e cartilagens. “No entanto, a produção de colágeno diminui à medida que se envelhece. A partir dos 25 anos, perde-se, gradativamente, 1% da proteína por ano.” 

A redução gradual de colágeno é uma das principais causas do aparecimento de rugas, da flacidez da pele e das dores articulares. Contudo, outros fatores como alimentação inadequada, exposição solar sem proteção, tabagismo e consumo excessivo de álcool também aceleram o envelhecimento cutâneo.

Se o colágeno é considerado vital para a integridade da pele e das articulações, surge a questão: a suplementação pode e repor o que o tempo e o estilo de vida levam embora? A resposta não é simples e desencadeia um debate entre especialistas sobre a eficácia da suplementação de colágeno. Enquanto alguns estudos apontam benefícios, outros questionam a capacidade de absorção pelo organismo.


Como o colágeno é absorvido pelo corpo?

A absorção do colágeno pelo corpo é um processo complexo que envolve a quebra da proteína em peptídeos e aminoácidos durante a digestão. A nutricionista do Centro de Nutrição Humana da Cleveland Clinic, Julia Zumpano, esclareceu o processo durante entrevista à imprensa. 

Depois da quebra das proteínas, os aminoácidos são absorvidos pelo intestino delgado e transportados para a corrente sanguínea. Uma vez na circulação, podem ser utilizados para a síntese de novo colágeno nas diversas partes do corpo onde é necessário.

“É um elemento estrutural fundamental para a pele, os ligamentos, os músculos, os tendões, os ossos, os vasos sanguíneos, o revestimento intestinal e outros tecidos conjuntivos”, revela Zumpano. O colágeno desempenha o papel de oferecer suporte, fortalecimento e estrutura, conferindo elasticidade à pele e protegendo os órgãos. Além disso, contribui para a coagulação sanguínea e a regeneração celular.

No entanto, quando a produção de colágeno pelo corpo é insuficiente, esses processos podem ser prejudicados. O problema apontado por especialistas é que o organismo não é capaz de absorver o colágeno inteiro. Mas estudos têm mostrado que os peptídeos de colágeno hidrolisado têm uma melhor taxa de absorção e podem ser mais eficazes na promoção da saúde da pele e das articulações. 

Dessa forma, os suplementos de colágeno hidrolisado, como o sarcoplex, podem ser uma opção. Isso porque são formulados para facilitar a absorção e podem ser utilizados na reparação e manutenção dos tecidos.


Quando é indicada a suplementação?

Médica e instrutora de medicina na Harvard Medical School, Trisha Pasricha afirma em entrevista à imprensa que os suplementos de colágeno são seguros, mas é necessário cuidado na hora de prescrever. 

Aos que buscam o suplemento como uma forma de regenerar a pele, ela indica “investir em dois produtos que são respaldados por evidências muito mais fortes: protetor solar e retinóides”. 

Ela ressalta que os suplementos não substituem um estilo de vida saudável e cuidados com a pele. Além disso, a eficácia dos suplementos pode variar de pessoa para pessoa, e é importante considerar as necessidades individuais e consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer regime de suplementação.

Apesar disso, Pasricha informa que vários estudos indicam que o colágeno pode melhorar sintomas de pessoas com osteoartrite e outros problemas relacionados à cartilagem. “Se você estiver sentindo dores nas articulações, converse com um profissional de saúde sobre seus sintomas.” 
 

Fonte: dormaissaude.com.br

Comente

Pequisar