SAMU orienta crianças sobre os riscos e sintomas do AVC

A aula foi coordenada pela enfermeira do SAMU, Laurimary Caminha

Por Redação do Portal AZ,

O Projeto Samuzinho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina reuniu 60 crianças que tiveram aula sobre os riscos e sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), na manhã deste sábado (16). Os pequenos puderam aprender sobre essa doença, que é uma das principais causas de morte e de incapacidade adquirida em todo o mundo.

Aula sobre AVC com crianças (Foto: divulgação/Samu)

A aula foi coordenada pela enfermeira do SAMU, Laurimary Caminha, que forneceu dica importante para identificar o AVC: “As letras da palavra SAMU são passos a serem seguidos para identificar sinais de possível AVC. O ‘S’ significa Sorria (pedir à vítima para sorrir e verificar se a sua boca ficou torta); o ‘A’ de Abrace (pedir à vítima para levantar os braços e verificar se ela fica sem força); o ‘M’ de Música (Pedir para repetir uma frase e observar se ela tem dificuldade de fala) e o ‘U’ de Urgente (É caso de urgência e o acompanhante pode ligar para o SAMU 192)”.
 
“As crianças do Samuzinho saíram bem orientadas sobre esse assunto. Foi maravilhoso. Elas compreenderam que esses sinais devem ser reconhecidos rapidamente para que a pessoa possa ser levada para atendimento médico o mais rápido possível e, consequentemente, as chances de adquirir sequelas diminuam. Quanto maior a lesão cerebral, maior o número de sequelas. Nesse caso, podemos afirmar que tempo é cérebro”, ressalta Laurimary Caminha.
 
O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se ropem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Existem vários fatores de risco para se desenvolver essa doença, a exemplo: sedentarismo, obesidade, uso de álcool, de cigarro, hipertensão, diabetes tipo II, colesterol alto, idade avançada, histórico familiar, ser do sexo masculino.

Comente

Pequisar