E quando chover de verdade?

E quando chover de verdade?

Uma chuva rápida, com mais ventania que água em si, foi suficiente para fazer a volta do teresinense para casa, ontem, um inferno. Em diversos pontos a falta de energia deixou sinais luminosos apagados. Na zona Leste, pontos de alagamento pioraram o tráfego e os congestionamentos se multiplicaram, cevados ainda mais pela habitual pouca educação de muitos motoristas. Mas o pior mesmo foi a falta de energia em alguns bairros, como o Cabral, onde o blecaute levou ao fechamento de um shopping center e, evidentemente, perdas comerciais de boa monta para os empresários que têm negócios naquele centro de compra – onde a falta de um gerador agravou o problema da interrupção no fornecimento de energia pela Equatorial. Pelas redes sociais, as queixas contra a nova e privada concessionária de energia se multiplicaram, ao mesmo tempo em que o serviço de call center funcionava mal e porcamente. Diante de transtornos ocorridos por uma chuva extemporânea em um começo de outubro, mês normalmente quente e seco, há que se perguntar como será a vida do teresinense quando chover para valer, quando houver um janeiro ou um fevereiro com eventos pluviométricos acima da média histórica? Certamente vai ser bem pior do que um pós-chuvisco pontual em pleno segundo mês do bê-erre-o-bró. O que se espera e se quer é que todos os que têm de prestar um serviço minimamente decente, pelo qual cobram (tarifas e impostos) o façam. Não é pedir muito, é somente pedir o que é devido.

Deputado Gessivaldo Isaías denuncia a Strans (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Multas

O deputado estadual Gessivaldo Isaías (PRB) queixa-se que a Strans estaria multando carros que levam pessoas aposentadas ao prédio do INSS, no Centro de Teresina. Que boa preocupação! Convém que o parlamentar também denuncie as péssimas condições de acessibilidade do edifício. Aliás, o prédio do INSS em Teresina não resiste a uma vistoria do Corpo de Bombeiros ou da Vigilância Sanitária.

Surreal

Mesmo assim, o deputado fez uma denúncia grave: a Strans estaria multando até ambulâncias que transportam pessoas com problemas de saúde e precisam estacionar mais perto da porta do INSS.

Balzaquiana

Os 30 anos de promulgação da Constituição estadual do Piauí devem ser celebrados no de 23 de outubro, durante uma sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa. O evento foi proposto pelo presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (MDB).

Energia limpa 1

Vem aí mais investimentos em produção de energia eólica e fotovoltaica no Piauí. Isso porque a Empresa de Pesquisa Energética habilitou 1.541 empreendimentos para o próximo Leilão A-6, a ser realizado no dia 18 de outubro, totalizando 71.385 MW de capacidade cadastrada.

Energia limpa 2

A fonte eólica liderou no cadastro de ofertas, com mais de 25.158 MW e 845 projetos, sendo seguida de perto pela solar, que teve 827 projetos cadastrados, totalizando 29.880 MW de potência. Em terceiro lugar aparecem as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com 58 empreendimentos e 895 MW. Os 52 projetos movidos a gás natural somam 41.718 MW, enquanto os 25 de biomassa reúnem 1.117 MW.

Terceiro

O Piauí foi o terceiro estado com maior geração de energia eólica no país no primeiro semestre de 2019. Os dados são da associação que reúne as empresas produtoras desse tipo de energia. Os dois primeiros estados na geração foram a Bahia e o Rio Grande do Norte.

Expansão

Segundo os dados da Associação Brasileira de Energia Eólica, o Piauí segue em quinto lugar na capacidade instalada, tendo crescido 13,5% entre 2018 e 2019 – estando atualmente com 1.638 megawatts de energia.

Lixão

Estudantes da Unidade Escola Barão de Gurgueia, em União, cidade a 60 km de Teresina, recolheram centenas de quilos de lixo na margem do rio Parnaíba. A maioria, plástico. Fizeram um excelente trabalho ontem e viram que a educação ambiental de existir.

Família Acolhedora

O Palácio de Karnak despachou para a Assembleia Legislativa, na terça-feira, um projeto de lei ordinária que cria o serviço de acolhimento familiar provisório de crianças e adolescentes em situação de privação temporária do convívio com a família de origem, denominado Serviço Família Acolhedora.

Auxílio

Pela proposta, o governo deverá prestar assistência financeira e suporte especializado para famílias que se dispuserem a cuidar de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar original.
O tempo de permanência máximo de crianças e adolescentes em famílias acolhedoras será de 18 meses.

Autoria

A proposta encaminhada aos deputados resulta de indicativo de projeto de lei de autoria do deputado estadual Severo Eulálio.

Oxigênio

Está nas mãos dos deputados estaduais a decisão de conceder um crédito suplementar de R$ 13 milhões para a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares – Fepiserh.
Um projeto de lei que concede os R$ 13 milhões a título de subvenção social do governo para a fundação tramita desde o início de setembro no Legislativo estadual.

De onde?

O dinheiro para cobrir essa bondade de Wellington Dias com esse puxadinho institucional que ele fez na Secretaria da Saúde, sairá, aliás, da própria Sesapi – ou seja, tira de uma pasta sob o comando do PT e manda uma babinha para uma pasta comandada pelo MDB.

Olha a grana...

O governo federal deve definir ainda este mês as bases estatísticas para o envio de recursos do Fundeb em 2020. Município que dormir no ponto vai perder dinheiro.
Os prefeitos ou secretários municipais de Educação têm até 31 de outubro para corrigir dados existentes no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Poços

O colunista dá um doce a quem explicar por que razões a Agespisa, que em Teresina opera apenas sistemas de água na zona rural do município, pediu à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos autorização e outorga preventiva para perfuração de três poços tubulares para abastecimento humano.

Onde?

Os poços deverão ser escavados na sede da empresa em Teresina (4,5 milhões de litros/ano), no Morro da Esperança, zona Norte (3,6 milhões de litros/ano) e na rua Desembargador  Adalberto C. Lima, S/N, Ininga (1,8 milhão de litros/ano).

Ping-Pong
O furo

O repórter Efrem Ribeiro, com aquela ansiedade de natureza, sempre louco para dar uma notícia exclusiva (furo no jargão do jornalismo), invade reunião do governador com os auxiliares.

Efrém: “Doutor, doutor quais são suas novas metas”.
Wilson: “Estamos fazendo um amplo programa de execução de importantes projetos.
Wilson: “E tu, Efrém, tem que metas?”
Efrem: “Furar a Yala Sena”.

Originalmente publicada em 5 de agosto de 2011.

Expressas

O Congresso em Foco checou e informa que Rodrigo Janot não estava em Brasília no dia em que “quase” matava Gilmar Mendes.

Ontem, a chuva do começo da noite mostrou que já passa da hora de haver nobreaks nos sinais de trânsito de Teresina.

O apagão de ontem em muitos pontos da cidade não vai ajudar em nada os indicadores de qualidade da Equatorial Energia.

Comente

Pequisar