Símbolo do reisado no Piauí, Mestre Severo, morre aos 83 anos em Teresina

Atuou por mais de 60 anos na tradição cultural do reisado piauiense

Por Renayra de Sá,

Severo de Sousa Barros, popularmente conhecido como Mestre Severo, faleceu aos 83 anos na manhã desta segunda-feira (29), em Teresina. Ainda não há informações sobre a causa da morte. 

Reconhecido como “Patrimônio Vivo do Piauí”, Mestre Severo atuou por mais de 60 anos na tradição cultural do reisado.

“Patrimônio Vivo do Piauí”: Mestre Severo morre aos 83 anos em Teresina  (Foto: reprodução/redes sociais Fábio Novo)

“Seu talento, dedicação e amor à cultura, nos mostrou o quanto é importante manter viva nossas tradições. Nosso carinho e sentimentos aos familiares. Ao Mestre, muita luz!”, disse a Secretaria de Cultura do Piauí em nota publicada nas redes sociais. 

O órgão enalteceu o legado do Mestre Severo e agradeceu pela valiosa contribuição cultural no estado. “O legado de suas ações culturais sempre nos mostrará a importância de manter viva nossas tradições Gratidão por toda contribuição e dedicação à Cultura”, concluiu. 

Veja a publicação:

O secretário de Cultura, Fábio Novo, também usou as redes sociais para lamentar o falecimento e relembrar uma visita feita ao Mestre. 

“Mestre Severo nos deixou! Uma vida dedicada a cultura popular. Seu grupo centenário, o Reisado do Piauí, acabou de ser reconhecido como Patrimônio Vivo do Estado. Uma tradição centenária que ele não deixou morrer, cuidando com muito zelo, durante 60 anos da sua vida. Obrigado, mestre! No início do mês estive com ele em sua casa. Chegamos a fazer planos para os folguedos de 2022. Cante o Reis no céu, irmão! Gratidão, luz e paz no outro plano. Um abraço aos seus familiares por esse momento de dor!”, escreveu. 

Comente

Pequisar