Barcelona demite Ernesto Valverde e anuncia Quique Setién como novo treinador

Técnico deixa comando da equipe catalã após dois anos e meio. Ex-treinador do Real Betis assume time e assina contrato até o fim de junho de 2022

Por Globo Esporte,

Agora é oficial. O Barcelona anunciou que Ernesto Valverde não é mais técnico do clube. O time catalão também comunicou quem será o substituto: trata-se de Quique Setién, ex-treinador do Real Betis. Ao contrário do que se esperava, o novo comandante do time catalão assinará contrato até o dia 30 de junho de 2022.


Anúncio de Setién (Foto: divulgação / Twitter)

É a primeira vez que o Barça troca o comando no meio da temporada desde 2002/03, quando o holandês Louis Van Gaal foi sacado do cargo. A decisão de demitir Valverde veio após a derrota da equipe catalã para o Atlético de Madrid na semifinal da Supercopa da Espanha.

Valverde estava no comando do time catalão desde o meio de 2017. Ao todo, treinou o time em 145 jogos em duas temporadas e meia e teve 74% de aproveitamento (97 vitórias, 32 empates e 16 derrotas). Ele ganhou dois títulos do Campeonato Espanhol (2017/18 e 2018/19), uma Copa do Rei (2017/18) e uma Supercopa da Espanha (2018).

O Barcelona é o líder do Campeonato Espanhol, com 40 pontos, ao lado do Real Madrid, e encara o Napoli pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Embora tenha bons números, Ernesto Valverde nunca conseguiu se consolidar no comando do Barcelona. Ele sofreu cinco eliminações em confrontos de mata-mata. As quedas nas duas últimas Liga dos Campeões, com viradas sofridas para Roma e Liverpool, aumentaram a pressão. O fraco desempenho da equipe, com grande dependência em Messi, contribuiu para as críticas.

Na manhã desta segunda, o treinador foi comunicado pelo presidente Josep Maria Bartomeu que não seguiria no time, mesmo com contrato até o fim da atual temporada. A demora no anúncio da troca se deu pelas tratativas para a rescisão de Valverde e o acerto do período de contrato de Setién.

Setién, segundo a imprensa espanhola, não concordou inicialmente com um vínculo de apenas seis meses. Nesta terça, às 10h30 (de Brasília), o novo treinador do Barcelona concederá uma entrevista coletiva e será apresentado.

Setién não era a primeira opção do Barça. Após a eliminação na Supercopa, o CEO do clube, Óscar Grau, e o diretor esportivo, Eric Abidal partiram para Doha, no Catar, e negociaram diretamente com Xavi Hernández para retornar ao time como treinador. O espanhol, no entanto, optou por seguir no Al Sadd ao menos até o fim da temporada.

Outros nomes estiveram em pauta. O holandês Ronald Koeman, atualmente técnico de sua seleção, também recusou, segundo o jornal “Sport”. O argentino Mauricio Pochettino, ex-Tottenham, foi cogitado, mas seu passado no rival Espanyol jogou contra. Nesta segunda, Quique Setién apareceu como favorito.

Quem é Quique Setién?

Espanhol de 61 anos, Quique Setién está desempregado desde o meio do ano passado, quando deixou o Betis após duas temporadas. Antes disso, ficou dois anos no Las Palmas. Ele é o último treinador a ter vencido o Barça no Camp Nou, em novembro de 2018, por 4 a 3, pelo Campeonato Espanhol, e tem um estilo que agrada ao clube por ser fã de um futebol ofensivo com posse de bola.

Em entrevista ao jornal "Marca" em maio do ano passado, o treinador comentou sobre suas ideias, em como preza por um futebol bem jogado. Em outro momento, em texto publicado no mesmo veículo, ele revelou sua admiração por Johan Cruyff e seu legado no Barcelona.

"Eu gosto que minha equipe jogue bem na maior parte das vezes, gosto de ter a bola, porque sei que dessa maneira, vou ter muito mais possibilidades de ganhar do que o rival. Se você faz bem as coisas, terá mais êxitos que fracassos"

Antes de treinar Betis e Las Palmas, Setién trabalhou no pequeno Lugo, da Galícia, por seis temporadas. Lá, conquistou seu único título oficial como treinador: a Terceira Divisão espanhola em 2010/11.

Comente

Pequisar