Dono de sucata denuncia SDU Sul por confiscar material sem ordem de serviço

Homem gravou vídeo lamentando a ação dos fiscais

Por Victória Cardoso,

(Atualizada às 13h49)

Um vídeo que está circulando nas redes sociais nesta segunda-feira (25) mostra a revolta de um dono de sucata ao ver seu material de trabalho sendo levado por uma equipe da Superintendência de Desenvolvimento Urbano – Sul, em Teresina. 

Momento registrado pelo dono da sucata (Foto: reprodução)

Indignado com a situação, o homem afirma que os fiscais permitiram a retirada da sucata sem mesmo apresentar documentação de ordem de serviço. Eles teriam afirmado que se tratava de uma área de preservação. O dono da sucata chegou a pedir o prazo de 24h para tirar o material do local, pedido esse, que segundo ele, não foi atendido.  

“Pessoal, estão levando meu material, que eu coleto, que eu trabalho, em plena pandemia, eu aqui num lixão que eu montei uma sucata, e o fiscal sem nenhum documento, sem nada estão levando as minhas coisas, isso aqui não é certo, pra mim é um roubo, estão roubando as minhas coisas, eu não acho certo isso aqui”, diz o dono da sucataria em vídeo.

Funcionários da SDU-Sul fazem a retirada do material em um caminhão enquanto o vídeo é gravado.

Assista:

O dono lamenta a situação e questiona sobre como vai conseguir manter o sustento já que o material foi recolhido e que a sucata é sua única fonte de renda.

“Eu passo o dia todinho coletando lixo para recuperar, para vender, para ganhar meu pão de cada dia, e o pessoal está fazendo isso comigo. Os fiscais disseram que era para levar, que pode levar, e eu não acho certo. Eu trabalho com isso, estão levando todo o meu material de trabalho, e agora o que é que eu vou fazer?”, finaliza.

SDU Sul rebate denúncia e diz que "não há cultivo de nada na área" (Foto: reprodução)

Em nota encaminhada ao Portal AZ, na tarde desta segunda (25), a SDU Sul informou que o local é "área de Preservação Permanente ( APP). Não nos desobriga de atuar para evitar possíveis invasões". 

Veja abaixo a nota na íntegra: 

No próprio vídeo feito pelo Sr Antonio Neto( Netinho da Sucata) ele é claro na palavras que estava ali criando um lixão para sobreviver. O local é a área de Preservação Permanente ( APP). Não nos desobriga de atuar para evitar possíveis invasões. O que tem de sucatas instaladas caberá ao inquérito já instaurado pela polícia federal, onde vários órgãos já se pronunciaram. Por isso nós enquanto SDU, Semam vamos monitorar e evitar esse tipo de atividade( invasão á áreas públicas). 

O infrator ora citado, é proprietário de uma sucata na beira do rio, sem nenhuma  licença da prefeitura, indo totalmente contra as palavras de que seria um pobre coitado que vive na rua ou que até mesmo está ocupando a área há anos. Segue fotos da sucata de propriedade dele, bem como fotos da area de APP sem nenhuma sucata. 

A partir do momento que o cidadão não apresenta documentos, falta com a verdade seu vitimismo passa a ser crime, bem como ação de aterrar a área é criar um lixão é crime ambiental. Isso o torna totalmente sem credibilidade quando age dessa forma.

Comente

Pequisar