Sindicato dos lojistas apresenta plano para retorno do comércio no Piauí

Os lojistas aguardam agora uma resposta das autoridades com relação ao protocolo de retorno das atividades

Por Fernanda Gil Lustosa,

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí apresentou para o Governo do Estado e Prefeitura de Teresina um plano para reabertura das atividades comerciais durante a pandemia do novo coronavírus. 

Sindilojas faz uma programação faz um plano de retorno gradual do comércio (Foto:Google Maps)

“A proposta é que as lojas funcionem durante seis horas diárias nos horários de 8h às 14h e 9h às 15h, os shoppings devem abrir das 12h às 20h, as lojas dos shoppings de 14h às 20h, e a praça de alimentação funcionaria com as mesas distantes em 2 metros. As lojas não podem exceder ao horário das 15h. Se as lojas do Centro estiverem fechadas, as dos shoppings abrem e vice-versa, tomando todas as medidas para evitar aglomerações”, explicou o presidente do sindicato, Tertulino Passos. 

Outro ponto analisado pelo sindicato para o retorno das atividades é a garantia de segurança para a população e comerciantes. 

Os lojistas aguardam agora uma resposta das autoridades com relação ao protocolo de retorno das atividades, que deve ser apresentado pelo estado e município em junho. Tertulino afirma que os lojistas estão dispostos a seguirem todas as medidas de segurança necessárias para o retorno. 

Assista ao vídeo:

Protocolo de retomada do comércio

O governador Wellington Dias e o prefeito Firmino Filho se reuniram com os respectivos Comitê de Combate ao Covid-19 para planejar uma retomada das atividades econômicas de forma gradual, segmentada e regionalizada. O índice epidemiológico será o principal fator analisado para a retomada gradual das atividades. 

A diretora de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), Tatiana Chaves, apresentou também um Plano de Contenção Simplificado que será disponibilizado às empresas de diversos setores para a reabertura. Será um protocolo com recomendações higiênico-sanitárias a ser cumprido pelas empresas, a fim de proteger tanto os colaboradores quanto os clientes. Esse plano é voltado às empresas com menos de 20 colaboradores, que não possuem Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

As empresas que possuem mais de 20 trabalhadores já têm como critério possuir Cipa que deve estar alinhada aos instrumentos de Saúde do Trabalhador e agora devem incluir os riscos ocupacionais da Covid-19 no ambiente de trabalho.

Matérias relacionadas:

Em reunião, prefeitura apresenta regras para retorno gradual do comércio em Teresina

Wellington Dias pondera sobre retorno do comércio depois de recorde de óbitos por coronavírus no Piauí    

Recorde: Piauí registra 15 óbitos por coronavírus em 24 horas; casos confirmados sobem para 3966

Com atenção ao índice epidemiológico, Governo discute protocolo para retomada do comércio

Comente

Pequisar